O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quinta-feira (26) em audiência pública no Senado que a taxa extra na conta de luz, cobrada por meio das bandeiras tarifárias, deverá aumentar novamente em razão da crise hídrica. Para o ministro, "não adianta ficar sentado chorando".
O Brasil enfrenta a pior crise hídrica dos últimos 91 anos, e a bandeira tarifária já foi reajustada, em junho deste ano. Segundo a colunista do G1 Ana Flor, a bandeira na cor vermelha deverá sofrer novo reajuste na semana que vem, durante reunião da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
"Temos de enfrentar a crise. Vamos ter de subir a bandeira, a bandeira vai subir. Vou pedir aos governadores para não subir automaticamente [o ICMS da energia elétrica], eles acabam faturando em cima da crise. Temos de enfrentar, não adianta ficar sentado chorando", declarou Guedes.
Os reservatórios das hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste – que respondem por 70% da capacidade de geração de energia do país – estão com 22,5% da capacidade de armazenamento, e não há perspectiva de chuva forte nessas regiões até meados de outubro.
As usinas termelétricas – mais caras e poluentes – estão sendo acionadas para garantir o fornecimento de energia. Por isso, houve aumento no custo da geração de energia, e o valor é repassado aos consumidores.
O ministro da Economia já havia indagado nesta quarta-feira (25) "qual é o problema" de a energia ficar "um pouco mais cara".
Economia Carnaval deve movimentar 12,4 bilhões na Bahia e impulsionar comércio e turismo
Economia Dia histórico na Bolsa: Ibovespa bate recorde enquanto dólar tem sessão de forte volatilidade
Economia Reforma Tributária: saiba o que mudou no primeiro mês da fase de teste do IBS
Economia Novo salário mínimo começa a ser pago na próxima semana; saiba mais
Emprego e renda Com saldo positivo recorde, Bahia se consolida como o 3º estado que mais gerou empregos no Brasil
Economia Bahia fortalece produção de biodiesel e amplia exportações para a Europa 
Mín. 22° Máx. 32°
Mín. 22° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 32°
Chuvas esparsas



