Baianos estão contribuindo com mais um estudo que busca dados sobre a efetividade e necessidade de uma terceira dose de vacina contra a Covid-19. Na semana passada 600 voluntários de Salvador que tomaram o imunizante CoronaVac há pelo menos seis meses começaram a receber novas doses dos quatro imunizantes em uso no Brasil.
As doses começaram a ser aplicadas na terça-feira (17). A pesquisa é coordenada pelo Ministério da Saúde e conduzida pelo Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais da Universidade Federal de São Paulo (Crie-Unifesp). Aqui na Bahia contribui com o estudo o Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino.
Em todo o país são 1.200 voluntários. Além dos 600 de Salvador, os outros 600 foram recrutados em São Paulo.
De acordo com a Unifesp, os participantes foram divididos em quatro grupos e cada um deles está recebendo como terceira dose uma das quatro vacinas aplicadas atualmente no Brasil: CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen. Depois que receberam a dose de reforço, os voluntários serão submetidos a coleta de sangue e outras avaliações.
A metodologia do estudo definiu como critério analisar a resposta apenas em voluntários que já tivessem o ciclo vacinal completo, com as duas doses da vacina tomadas, há pelo menos seis meses, o que aconteceu somente com pessoas que foram imunizadas com a CoronaVac.
Coronavírus Brasil avança com vacina 100% nacional contra a Covid-19
Covid-19 Nova variante da Covid-19 tem primeiros casos confirmados no Brasil
Covid-19 O dia em que tudo mudou: Há cinco anos a Bahia anunciava situação de emergência pela Covid-19
Covid-19 Casos de Covid-19 apresentam queda de 78% na Bahia em 2025
Cuidados Covid-19: Especialista alerta para cuidados no Carnaval
Covid-19 China diz que é “extremamente improvável” que covid-19 tenha “vazado” 
Mín. 21° Máx. 32°
Mín. 20° Máx. 34°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 37°
Tempo nublado



