Boca de Forno News
Desde o dia 27 de abril, quando foi confirmado o primeiro caso de malária no município de Itabela, no Sul da Bahia, já foram registrados mais de 50 casos positivos da doença. A informação foi dada pela diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde, Márcia São Pedro Leal, durante o ‘3º Fórum de Vigilância Epidemiológica’ promovido pelo Ministério Público estadual, na manhã da última quarta-feira (15).
O crescente aumento de casos já fez os especialistas designarem que a região está tendo um surto. De acordo com o coordenador do núcleo regional de Saúde, Edy Gomes, a doença não foi totalmente erradicada.
Já há casos registrados em Porto Seguro. Desde então, a Sesab acompanha o surto na região e enviou técnicos e materiais para análise dos casos.
A malária é transmitida pela picada de mosquitos Anopheles infectados com o parasita, o protozoário Plasmodium. A doença também pode ser transmitida por compartilhamento de seringas, transfusão de sangue e de mãe para o feto, na gravidez. "A malária é transmitida da mesma forma que a dengue, mas de forma mais rápida. Isso é preocupante", alerta Edy.
Entre os sintomas estão febre alta, calafrios, sudorese e dor de cabeça, dores musculares, taquicardia e aumento do baço. Nos casos letais, o paciente desenvolve o que se chama de malária cerebral.
Informações do repórter Reginaldo Lima
Reprovação TCE-BA: Lista aponta 616 gestores com contas desaprovadas e registra alta de 74% desde 2018
Emergência Bahia prorroga emergência por risco de gripe aviária
Cachoeira 6ª Cãominhada será realizada em Cachoeira com campanha pela proteção e adoção responsável de animais
Pouso forçado Avião de deputado federal Cláudio Cajado faz pouso de emergência no interior da Bahia
Santo Amaro Avaliada em R$ 5,3 mi: Maternidade de Santo Amaro vai a leilão e vítimas do chumbo querem prédio como centro médico
Estiagem Seca afeta agropecuária de 57 cidades da Bahia e acende alerta 
Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 20° Máx. 31°
ChuvaMín. 19° Máx. 27°
Chuva


