Sexta, 30 de Julho de 2021 11:38
75 9 9842 0146
Bahia Porto Seguro

Sul da Bahia tem surto de casos de malária; doença não está erradicada

Já há casos registrados em Porto Seguro

22/07/2021 12h39
19
Por: Gabriel Dallas Fonte: Boca de Forno News
(Cristina Aldehuela/AFP)
(Cristina Aldehuela/AFP)

Boca de Forno News

Desde o dia 27 de abril, quando foi confirmado o primeiro caso de malária no município de Itabela, no Sul da Bahia, já foram registrados mais de 50 casos positivos da doença. A informação foi dada pela diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde, Márcia São Pedro Leal, durante o ‘3º Fórum de Vigilância Epidemiológica’ promovido pelo Ministério Público estadual, na manhã da última quarta-feira (15).

O crescente aumento de casos já fez os especialistas designarem que a região está tendo um surto. De acordo com o coordenador do núcleo regional de Saúde, Edy Gomes, a doença não foi totalmente erradicada.

Já há casos registrados em Porto Seguro. Desde então, a Sesab acompanha o surto na região e enviou técnicos e materiais para análise dos casos.

A malária é transmitida pela picada de mosquitos Anopheles infectados com o parasita, o protozoário Plasmodium. A doença também pode ser transmitida por compartilhamento de seringas, transfusão de sangue e de mãe para o feto, na gravidez. "A malária é transmitida da mesma forma que a dengue, mas de forma mais rápida. Isso é preocupante", alerta Edy.

Entre os sintomas estão febre alta, calafrios, sudorese e dor de cabeça, dores musculares, taquicardia e aumento do baço. Nos casos letais, o paciente desenvolve o que se chama de malária cerebral.

Informações do repórter Reginaldo Lima

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.