Sexta, 30 de Julho de 2021 11:15
75 9 9842 0146
Cultura Anísio Teixeira

Educador baiano Anísio Teixeira completaria hoje (12) 121 anos de nascimento

Anísio Teixeira foi um jurista, intelectual, educador e escritor

12/07/2021 21h43
32
Por: Gabriel Dallas Fonte: Boca de Forno News
Educador baiano Anísio Teixeira completaria hoje (12) 121 anos de nascimento

Boca de Forno News

Com o objetivo de comemorar os 121 anos de nascimento do educador baiano Anísio Spínola Teixeira, a ser celebrado no dia 12 de julho, a deputada estadual Fabíola Mansur (PSB) aprovou, há um ano, na Assembléia Legislativa da Bahia (ALBA), o Projeto de Lei n° 23.931/2020 enviado pelo governador Rui Costa, que tornou Anísio Teixeira o patrono da educação do estado. 

"Tive a imensa alegria de ser relatora desse PL, e estou muito honrada, como presidente da Comissão de Educação desta Casa, de ter contribuído com essa iniciativa histórica", afirmou a parlamentar.

"É fundamental reverenciar a memória e toda a obra deste que foi um visionário, e sempre esteve à frente do seu tempo. Filho da minha querida Caetité, todo dia é tempo de exaltar o legado de Anísio Teixeira para o sistema educacional da Bahia e do Brasil na defesa pelo direito igualitário à uma educação pública, de qualidade e universal."

Anísio Teixeira foi um jurista, intelectual, educador e escritor. Personagem central na história da educação no Brasil, nas décadas de 1920 e 1930, difundiu os pressupostos do movimento da Escola Nova, que tinha como princípio a ênfase no desenvolvimento do intelecto e na capacidade de julgamento, em preferência à memorização. Reformou o sistema educacional da Bahia e do Rio de Janeiro, exercendo vários cargos executivos. Foi um dos mais destacados signatários do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, em defesa do ensino público, gratuito, laico e obrigatório, divulgado em 1932. Fundou a Universidade do Distrito Federal, em 1935, depois transformada em Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.