Em mensagem encaminhada à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o governador Rui Costa (PT) solicitou a renovação do reconhecimento de estado de calamidade na Bahia até 31 de dezembro. O texto foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (15). O decreto atual é válido até o dia 30 deste mês.
Na justificativa enviada à Casa, Rui ressalta que “a 2ª onda da Covid-19”, cujos efeitos vêm sendo experimentados com crescimento das taxas de contaminação, adoecimento e morte, ainda impõe gravidade a este momento”.
Com a iminente aprovação do projeto, a Bahia deve seguir com dois decretos de calamidade pública. O outro foi determinado pelo próprio Rui Costa no dia 5 de abril, sem apreciação da Assembleia.
Em abril, a chefe da procuradoria administrativa da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Bárbara Camardelli, explicou que a norma aprovada pela AL-BA é mais abrangente porque versa sobre questões fiscais, como deixar o governo livre de obrigações impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) - atingir metas fiscais e limitar o empenho de recursos em caso de aumento da dívida pública estão entre elas.
Já o decreto que não passou pela Assembleia vem, segundo ela, “como declaração mais concreta, voltada à execução de medidas pelos gestores” para combater a pandemia. Isso fica estabelecido em um trecho do decreto que diz que “fica autorizada a mobilização de todos os órgãos estaduais, no âmbito das suas competências, para envidar esforços no intuito de apoiar as ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução.”
Bahia São João de Serrinha 2026 começa com grandes shows e vitória do Brasil no Marianão
Fraude Servidor que amputou o próprio pé alegou que perdeu membro em sequestro
Bahia TRE-BA suspende expediente presencial durante os festejos de São João
Concurso público Governador anuncia concurso público para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros com mais de 3300 vagas
Rodovias baianas PRF usa drones pela primeira vez para fiscalizar rodovias federais no São João da Bahia
Viagens Mais de 380 mil pessoas devem passar pela nova rodoviária rumo ao São João no interior da Bahia 
Mín. 15° Máx. 29°
Mín. 15° Máx. 29°
Tempo limpoMín. 16° Máx. 30°
Parcialmente nublado


