Sábado, 17 de Abril de 2021 00:18
75 9 9842 0146
COVID-19 CoronaVac

Vacina CoronaVac é eficaz contra variante brasileira do coronavírus, aponta estudo

Segundo a colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, o imunizante se mostrou 50% efeitvo em prevenir o adoecimento por Covid-19

07/04/2021 08h36
14
Por: Gabriel Dallas
Vacina CoronaVac é eficaz contra variante brasileira do coronavírus, aponta estudo

A vacina CoronaVac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, é eficaz contra a P.1, conhecida como variante brasileira do novo coronavírus, encontrada em Manaus. Isso é o que mostra um estudo feito com 67.718 trabalhadores de saúde que moram e trabalham na capital amazonense.

 

Segundo a colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, o imunizante se mostrou 50% efeitvo em prevenir o adoecimento por Covid-19 após 14 dias da aplicação da primeira dose. Conduzido pelo grupo Vebra Covid-19, o estudo é o primeiro que avalia o impacto da vacina em locais onde a variante predomina. Já ds dados relativos à efetividade depois de 14 dias da segunda dose ainda estão sendo coletados.

 

“Os resultados são encorajadores. Eles mostram que a Coronavac segue sendo efetiva para a nova variante do Brasil e poderá ser usada no mundo todo para as novas variantes”, diz o cientista Julio Croda, também pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que coordenou o estudo.

 

Croda afirma que a variante brasileira já está se tornando predominante em muitos países da América Latina, o que reforça a importância do resultado encontrado em Manaus. Ainda segundo ele, o próximo passo do Vebra Covid será avaliar a efetividade da Coronavac e da Oxford/AstraZeneca em idosos das cidades Manaus, Campo Grande e de todo o estado de SP.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.