O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que realizará sua edição 2020 em 17 e 24 de janeiro, vai escancarar a desigualdade na educação exposta durante a pandemia do coronavírus e que prejudicam principalmente os jovens mais vulneráveis no ensino médio. A avaliação é de psicopedagoga Raquel Guirra.
Na prática, essas desigualdade a que se refere Guirra farão com que alunos com melhores condições de estudar - por exemplo, os que tiveram acesso à internet para as aulas e concluído o ano letivo terão mais chance de conseguir vagas em universidades via Enem.
Isso em detrimento dos alunos mais vulneráveis. Os mais prejudicados, na visão da psicopedagoga, tendem a ser os alunos que não conseguiram acompanhar as aulas.
Em sua primeira reunião com gestores escolares da Rede Municipal de Educação – diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos, a secretária de Educação, professora Anaci Paim, tratou de aspectos essenciais para a retomada pedagógica com os estudantes e orientou os professores. O encontro aconteceu de forma virtual, na manhã desta quinta-feira, 14, e contou com a participação de 400 profissionais.
Dentre os principais assuntos mencionados no encontro estão a provável oferta de aulas de forma remota aos alunos a partir do mês de fevereiro, com a expectativa de conclusão do ano letivo de 2020 ainda no primeiro semestre de 2021 e a aquisição de conteúdos digitais que serão oferecidos aos estudantes.
"Voltar as aulas é importante, mas deve haver um plano psicopedagógico dos alunos que foram prejudicados", diz Raquel.
Informações do repórter Reginaldo Junior
Educação Feira de Santana supera meta e registra avanço histórico na alfabetização
Universidades Presidente sanciona lei que acaba com lista tríplice e muda escolha de reitores
Educação Estudantes podem revalidar Cartão Via Feira até 31 de março
Educação MEC pune mais de 50 cursos de medicina por desempenho insuficiente
Inscrições abertas CJCC Feira abre inscrições para oficinas gratuitas com foco em aprendizagem criativa
Educação Descumprimento de lei provoca perdas salariais e distorce carreira de professores da rede municipal de Feira de Santana 
Mín. 22° Máx. 32°
Mín. 22° Máx. 33°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 33°
Parcialmente nublado


