O Tribunal Superior do Trabalho (TST) adotou uma política de cotas para empresas prestadoras de serviços que atuam junto ao tribunal, determinando a reserva de 5% das vagas para mulheres transexuais, com prioridade para pretas e pardas, trabalhadoras do sexo e egressas do sistema prisional. A medida não se aplica às contratações diretas do TST nem aos cargos da magistratura da Justiça do Trabalho.
A iniciativa amplia a normativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que já prevê a reserva de 5% das vagas para mulheres em situação de vulnerabilidade, grupo que inclui pessoas trans. No modelo adotado pelo TST, esse percentual foi mantido e acrescido de outros 5% exclusivos para mulheres trans, tornando a política mais progressiva em relação à regra geral do Judiciário.
O programa foi assinado em 29 de janeiro pelo presidente do TST, Luiz Philippe Vieira de Mello Filho. Segundo o juiz auxiliar da Presidência, Otávio Ferreira, a política se baseia na Constituição e em acordos internacionais de direitos humanos e busca superar a igualdade apenas formal, promovendo igualdade material. Ele afirmou que haverá monitoramento do cumprimento da cláusula e explicou que, por ora, não há previsão de contratação de homens trans, pois as ações afirmativas devem considerar o grau de vulnerabilização e os efeitos concretos da discriminação, sem descartar ajustes futuros.
áreas de risco Profissionais da saúde que atuam em áreas de risco e conflitos podem receber adicional de 30%; entenda
Rio de Janeiro Desfile que homenageia Lula mostra Temer “roubando” faixa de Dilma
Prisão Exército informa ao STF que general condenado pode cumprir requisitos para visita íntima
Julgamento Dino vota contra aplicação da Lei da Anistia em crimes permanentes; Moraes pede vista do processo
Segurança Pública Descubra como emitir alerta do aplicativo Celular Seguro em caso de roubo
Direitos em presídio Organizações denunciam à ONU fome e violação de direitos em presídios 
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 23° Máx. 32°
Chuvas esparsas



