A previsão para lançamento da revista é na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (7 a 13 de março de 2021). Está aberto o edital para publicações na edição de lançamento da Revista Digital Maria Quitéria, iniciativa que busca fomentar a arte através de linguagens como poesia, conto, crônica, fotografia e artes plásticas. O edital, disponível pelo site https://bit.ly/3fUkgQi inscreve os interessados até 31 de janeiro de 2021.
Segundo o documento, poderão participar brasileiros (residentes no Brasil ou fora dele), maiores de 16 anos e o público infanto juvenil com faixa etária entre 8 a 15 anos, cada autor poderá participar com um ou mais trabalhos de sua autoria, nos gêneros poesias, contos, crônicas, artes plásticas e fotografia, desde que não ultrapasse três páginas (tamanho A4), incluindo sua fotografia e uma breve biografia artística. A revista conta com apoio da Associação CULTIVE, Art-littérature e Solidarité, uma associação cultural e filantrópica sediada em Genebra, Suíça e da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana.
A previsão para lançamento da revista é na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (7 a 13 de março de 2021). O idealizador da revista, o psicólogo Antônio Josman Lima de Brito disse que a homenageada é uma heroína da Independência do Brasil que norteia o tema do primeiro número da publicação.
"Fico me perguntando quem seria a Maria Quitéria de hoje e como as pessoas a descreveriam? Com quais cores a pintariam? Como seria essa mulher? A revista poderá trazer para a sociedade uma visão surpreendente dessa mulher nos dias atuais", disse Lima.
Segundo o editor, resgatar Maria Quitéria na semana da mulher é importante para sociedade.
"Na semana em que se volta para as homenagens às mulheres fortes que são, é em Maria Quitéria que elas são inspiradas, ou poderiam ser. Existem muitas Maria Quitéria que habitam nas mulheres de hoje, que lutam por ideais e para isso sacrificam seus momentos de lazer, renunciam seus sonhos para realizar os de outras pessoas e até abrem mão de suas próprias vidas", comentou.
Com a pandemia causada pelo novo coronavírus e as medidas de isolamento e quarentena impostas, Lima disse que a revista se torna mais um instrumento para oportunizar as pessoas viajarem pelo mundo da imaginação e construir textos, realizar pinturas e fotografar.
"Muitas pessoas são possuidoras de grandes potenciais para a arte e elas precisam deixar fluir, mostrar a sua cara, sair do anonimato. É preciso dar lugar para os amadores e tirar os holofotes dos já consagrados, ao contrário, estes serão os faróis para os iniciantes. Ambos devem caminhar juntos. No que depender de mim, todos serão vistos, reconhecidos e aplaudidos através das mídias digitais, que circularão o mundo. E o que é melhor, sem pagar nada por isso", resumiu.
Filme Distrito da Matinha vira cenário de novo longa baiano que destaca resistência quilombola
Santa Bárbara Caruru de Santa Bárbara retorna ao Mercado Municipal de Santo Estevão Velho com tradição, fé e identidade cultural
Orquestra da Uefs Orquestra da Uefs se apresenta no Teatro do Sesc, nesta sexta
Festival de Violeiro Uefs promove 47° Festival de Violeiros de Feira de Santana no dia 05 de dezembro
Cultura Filarmônica União Sanfelixta realiza IX Encontro de Filarmônicas em São Félix neste fim de semana
Crônica da semana A deusa Atena e o sexo na Grécia antiga 
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 31°
Chuvas esparsas



