Oportunizar espaços de debates, reflexões, aprendizagens, encontros e desvelamentos de ideias preconcebidas é um dos compromissos da “Flifs Virtual”, destacado pela coordenadora do evento, Rita Brêda, durante a cerimônia de abertura, nesta terça-feira (22). Ainda de acordo com ela, “o evento oferece à comunidade, ampla possibilidade de inquietações e saberes, de práticas e eventos formativos, de encontros literários e de escutas plurais”.
De acordo com o reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), professor Evandro do Nascimento, realizar a Flifs em um período de pandemia foi um grande desafio. “Essa foi uma escolha do compromisso de uma universidade pública. Nos vimos diante de um dever moral de realizar a Flifs. Estamos muito felizes de entregarmos à sociedade uma programação tão rica e, com certeza, chegaremos ao fim desse evento com a sensação de dever cumprido. Para o momento que estamos vivendo, a Flifs é um grande alento”, disse.
“Construir um evento da importância e magnitude que é a Flifs, toda virtual, foi algo desafiador, ousado, mas principalmente um ato de reinvenção e resistência. Assumir o planejamento e a oferta de um evento que prima pela formação e fomento de leitores é mais uma contribuição da Uefs, do Sesc e demais organizadores na defesa de uma sociedade mais leitora, mais plural. Acreditamos que, ao todo, teremos mais de 50 mil visualizações”, ressaltou a coordenadora do evento, Rita Brêda.
Também participaram da cerimônia de abertura da Flifs, os representantes das instituições parceiras na realização do evento: o diretor regional do Serviço Social do Comércio, José Carlos Baqueiro, o arcebispo Metropolitano de Feira de Santana, Dom Zanoni Demetino, o secretário de Educação de Feira de Santana, Justiniano França, e Ítalo Ferreira, do Núcleo Territorial de Educação.
Além da cerimônia de abertura, aconteceu nesta terça-feira uma Conversa com o autor Milton Hatoum, duas mesas-redondas (“Bahia das Mulheres” / “Educomunicação: linguagem audiovisual em destaque”), o “Sarau de Quintal – Um Pé de Esperança”, com Márcia Porto e Mano Gavazza, e a Exposição Virtual "Indígenas do Nordeste: Resistir para existir". A programação está disponível no canal do evento no Youtube (Flifs Oficial).
A Feira do Livro / Festival Literário e Cultural de Feira de Santana se estende até o próximo sábado (26), com uma programação que inclui contações de histórias, mesas-redondas, oficinas, apresentações culturais e muito mais. Veja todos os detalhes da Flifs AQUI.
Filme Distrito da Matinha vira cenário de novo longa baiano que destaca resistência quilombola
Santa Bárbara Caruru de Santa Bárbara retorna ao Mercado Municipal de Santo Estevão Velho com tradição, fé e identidade cultural
Orquestra da Uefs Orquestra da Uefs se apresenta no Teatro do Sesc, nesta sexta
Festival de Violeiro Uefs promove 47° Festival de Violeiros de Feira de Santana no dia 05 de dezembro
Cultura Filarmônica União Sanfelixta realiza IX Encontro de Filarmônicas em São Félix neste fim de semana
Crônica da semana A deusa Atena e o sexo na Grécia antiga 
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 31°
Chuvas esparsas



