Caciques bolsonaristas da Câmara dos Deputados têm demonstrado incômodo, nos bastidores, com a aproximação do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos), com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas articulações para as eleições de 2026, segundo a coluna do jornalista Igor Gadelha, do portal Metrópoles.
Apesar das críticas, esses parlamentares admitem que a movimentação faz parte do cenário político da Paraíba, base eleitoral de Motta e estado onde Lula mantém forte influência. Ainda assim, avaliam que essa relação mais próxima com o Planalto acaba refletindo dentro da Câmara e pressiona a bancada de oposição.
Entre os exemplos citados, está a PEC que propõe o fim da escala 6×1, uma pauta de forte apelo popular que dividiu deputados da direita e levou parte deles a apoiar a proposta mesmo sob resistência interna.
Outro ponto de tensão é o chamado PL da Misoginia, que deve ser analisado antes do período eleitoral. Para a oposição, a proposta cria um dilema político: votar contra pode gerar desgaste público, enquanto apoiar pode provocar críticas da própria base mais ideológica.
Lideranças da oposição lembram ainda que a eleição de Hugo Motta para o comando da Câmara, em fevereiro de 2025, teve apoio tanto do PL quanto do PT, o que reforça a necessidade de articulação do presidente da Casa com diferentes grupos políticos.
Eleições 2026 Confira a agenda dos candidatos ao governo da Bahia nesta segunda-feira (31)
Eleições 2026 Thiancle denuncia perseguição após abordagem em motociata
Pesquisa AtlasIntel: vantagem de Lula sobre Flávio se aproxima dos 10 pontos no 1º turno
Pesquisa Vox: Flávio cresce, vai a 45,1%, e passa Lula, que tem 44,5%, no 2º turno
Eleições 2026 Flávio Bolsonaro declara que vai ganhar no primeiro turno
Pesquisa Quaest: Lula lidera disputa presidencial na Bahia com 50% contra 17% de Flávio Bolsonaro 
Mín. 19° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 36°
Tempo limpo


