O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), declarou suspeição para participar do julgamento que decidirá se a prisão do banqueiro Daniel Vorcaro será referendada pela Corte. A sessão virtual da Segunda Turma está marcada para começar às 11h da próxima sexta-feira (13). Ao justificar a decisão, o ministro afirmou existir correlação entre o caso e outro processo, citando motivo de foro íntimo com base no Código de Processo Civil.
Com o afastamento de Toffoli, a decisão do ministro André Mendonça que determinou a prisão de Vorcaro será analisada pelos ministros Gilmar Mendes, Luiz Fux e Nunes Marques. No mesmo despacho, Toffoli também se declarou suspeito para julgar o mandado de segurança que pede à Câmara dos Deputados a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar fraudes no Banco Master.
O processo sobre a CPI havia sido distribuído a Toffoli nesta quarta-feira (11), antes da manifestação de suspeição. Após a decisão, o ministro Cristiano Zanin foi escolhido como relator. No mês anterior, Toffoli já havia deixado a relatoria do inquérito sobre o banco depois de a Polícia Federal informar ao presidente do STF, Edson Fachin, que mensagens encontradas no celular de Vorcaro mencionavam o ministro. Toffoli também é sócio do resort Tayayá, no Paraná, empreendimento adquirido por fundo ligado ao banco investigado.
Prouni Prouni: prazo para documentos da 2ª chamada termina esta semana
Violência AGU pede investigação da PF sobre vídeos que incentivam violência contra mulheres
Salário mínimo Entenda projeto que fixa salário mínimo de R$ 2.500 para quem trabalha no comércio
mpox em 2026 Brasil registra 129 casos confirmados de mpox em 2026
Levantamento Nordeste lidera homicídios de mulheres no Brasil, aponta estudo
Indicação Elmar Nascimento articula bloco de 190 deputados para barrar indicação de Lula no TCU 
Mín. 22° Máx. 32°
Mín. 22° Máx. 35°
Tempo limpoMín. 22° Máx. 36°
Parcialmente nublado



