Sexta, 23 de Janeiro de 2026 09:59
75 98160-8722
Política Política

ACM Neto: “Minha ideia é apresentar chapa no mês de março”

O ex-prefeito ACM Neto afirmou que pretende tornar pública, no mês de março, a composição da chapa

23/01/2026 08h11
Por: Karoliny Dias Fonte: Tribuna da Bahia
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Vice-presidente nacional do União Brasil, o ex-prefeito ACM Neto afirmou que pretende tornar pública, no mês de março, a composição da chapa que irá disputar as eleições de outubro. A declaração foi feita ontem (22) durante entrevista concedida à rádio Metrópole. Neto afastou qualquer possibilidade de desistência da corrida pelo governo.

Segundo ele, os comentários fazem parte de uma estratégia para tentar enfraquecer sua pré-candidatura. “Quem anda falando que eu posso não ser candidato deve ser do PT. Um sentimento desejoso, uma torcida para não ter adversário, ganhar de W.O, o que não vai acontecer. Deus permitindo, eu serei candidato, sim, a governador da Bahia”, garantiu.

O ex-prefeito destacou que sua pré-candidatura já está consolidada e avaliou não haver necessidade de anúncios formais neste momento. De acordo com ele, seu nome já é reconhecido no estado como a principal alternativa ao projeto petista, enquanto segue dedicado às articulações políticas e ao diálogo com diferentes lideranças visando o próximo pleito.

Ainda durante a entrevista, ACM Neto ressaltou o processo de construção de alianças e confirmou a disposição de manter parcerias com nomes relevantes da política baiana. Entre os citados está o ex-ministro e presidente do PL na Bahia, João Roma, com quem mantém interlocução no campo da oposição.

Ao abordar o cenário nacional, Neto criticou a possibilidade de interferência direta do presidente Lula (PT) na definição da chapa governista na Bahia. Para ele, a centralização das decisões em uma única liderança é negativa para o estado. “Eu acho lamentável, honestamente, que a decisão sobre todo um estado e de um governo que está aí há 20 anos passe por uma pessoa só. Acho que eles não entenderam que o mundo mudou”, declarou.

Na avaliação de Neto, apesar da influência exercida por Lula em eleições anteriores no estado, o cenário de 2026 tende a ser distinto. “Lula de fato decidiu quase sozinho as últimas eleições na Bahia. Dessa vez eu não acho que isso vai acontecer. Não estou negando a força dele, mas não é a mesma de 2022”, disse. Ele também citou o resultado apertado da última disputa pelo Palácio de Ondina: “Em 2022 a eleição foi definida por um triz. Nós fizemos 47,5% dos votos. Ali ficou claro que muita gente votou em Lula para presidente e em ACM Neto para governador”.

Questionado sobre o cenário local e a relação com aliados do governo estadual, ACM Neto afirmou acreditar que o PT trabalha para montar uma chapa “puro sangue”, avaliação que, segundo ele, facilitaria o embate eleitoral. “Não vou anunciar minha chapa antes deles resolverem a deles. Não vou ajudar a resolver o problema deles”, afirmou.

Neto também comentou a relação com o senador Angelo Coronel, do PSD, destacando que os contatos têm ocorrido mais no campo pessoal do que político. “É público que tenho conversado com Angelo Coronel, muito mais pela relação de amizade do que política. Se em algum momento Coronel, sentindo-se excluído, quiser conversar, decidir se afastar do PT, nós temos abertura para isso”, completou.

 
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.