O deputado federal Márcio Marinho afirmou que a executiva estadual do Republicanos não pretende abrir mão de uma das vagas majoritárias ao Senado na chapa da oposição na Bahia. Nos bastidores, a informação que circula é que o próprio Marinho deve ser indicado para ocupar a vaga, reforçando a estratégia do partido de ampliar seu protagonismo nas eleições deste ano. A legenda integra o arco de alianças do pré-candidato ao governo do estado, ACM Neto (União Brasil), e busca consolidar espaço na composição majoritária.
A posição foi externada durante a primeira reunião do ano do Republicanos realizada na sede estadual do partido, localizada no Centro Empresarial Iguatemi, em Salvador, no início da semana. O encontro teve como objetivo discutir o alinhamento político da legenda e definir diretrizes para o processo eleitoral. Segundo dirigentes, a reunião marcou o início de uma agenda de trabalho integrada, com foco exclusivo na disputa deste ano e na construção de um projeto que contemple maior visibilidade ao partido no cenário estadual.
Durante o encontro, Marinho destacou que o Republicanos considera o momento propício para avançar na disputa por uma vaga ao Senado. “É hora de alçarmos voos mais altos e o Republicanos está definitivamente pronto e apto para indicar uma das vagas ao Senado. Não abriremos mão de construirmos esse novo projeto com a Bahia”, afirmou o parlamentar, que presidiu a reunião.
Participaram do encontro o presidente municipal do partido, vereador Luiz Carlos, além dos deputados federais Alex Santana e Rogéria Santos. Também estiveram presentes os deputados estaduais José de Arimateia, Jurailton Santos e Samuel Júnior, além de vereadores como Júlio Santos, Kell Torres, Ireuda Silva e Edilson Ferreira, entre outros filiados e lideranças da legenda.
Paralelamente às movimentações internas do Republicanos, o ex-deputado federal Marcelo Nilo anunciou, também nesta segunda-feira (19), que será candidato ao Senado nas eleições deste ano, mesmo que fora da chapa liderada por ACM Neto. Em entrevista ao programa Radar do Poder, do site Política Livre, Nilo foi categórico ao afirmar que não pretende recuar da decisão. “Eu serei candidato a senador, dessa vez eu não vou abrir mão”, declarou.
Nilo ressaltou que mantém uma relação próxima com ACM Neto, mas avaliou que o contexto atual é diferente do cenário de 2022, quando desistiu da disputa após um acordo político. “Quando ele me comunicou que eu não seria mais candidato a senador, nós conversamos quase uma hora, nos emocionamos pela relação que construímos”, afirmou. Apesar disso, o ex-deputado fez elogios ao aliado e disse estar “convencido de que, se ACM Neto for governador, será o melhor governador da história da Bahia”.
O republicano argumentou ainda que sua trajetória política e sua situação pessoal não permitem nova renúncia à disputa. “Não tenho mais idade nem condições de abrir mão de sair candidato a senador”, pontuou, acrescentando que saiu de reunião com a executiva estadual do partido convencido de que será o nome indicado pelo Republicanos. Embora reconheça que a decisão final sobre a chapa cabe a ACM Neto, Nilo estabeleceu um critério para eventual recuo. “Se ele colocar um nome que eu considere politicamente mais forte do que eu, é o que eu quero. Mas, se colocar um nome politicamente mais fraco, procurarei outras condições de sair candidato a senador, apoiando ACM Neto”, concluiu.
Bahia Reforma no secretariado de Jerônimo pode ser adiada; entenda
Política PCdoB traça meta ousada para eleições de outubro na Bahia
workshop Artesanato e sustentabilidade impulsionam geração de renda em workshop na Comunidade da Ilha, em Antônio Cardoso
Política PSDB baiano tem embate por “segunda cadeira” e possível apoio de ACM Neto a candidato em Feira de Santana
Vaga na ALBA Presidente da ALBA convoca suplente para assumir vaga de Alan Sanches
Pessoas com autismo Pessoas com autismo podem ter remédios fornecidos pelo SUS 
Mín. 21° Máx. 27°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 30°
Chuvas esparsas



