Quarta, 21 de Janeiro de 2026 11:00
75 98160-8722
Brasil Enamed

Presidente do Inep diz que não houve erro no resultado final do Enamed

Universidades privadas apontam dados divergentes sobre avaliação

21/01/2026 07h10
Por: Mayara Nayllanne
FOto: DIvulgação
FOto: DIvulgação

O presidente do Inep, Manuel Palacios, afirmou nesta terça-feira (20) que não há erros nos resultados finais da primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed 2025), que avaliou 351 cursos de medicina em todo o país.

Cerca de 30% dos cursos tiveram desempenho insatisfatório, quando menos de 60% dos alunos foram considerados proficientes. A nota é usada para calcular o conceito Enade das instituições, que vai de 1 a 5, sendo 1 e 2 considerados insuficientes pelo MEC.

Palacios explicou que houve divergência em dados preliminares, enviados pelo sistema eMEC às faculdades, sobre o número de estudantes considerados proficientes. Esse erro não afetou o cálculo final dos indicadores ou o conceito Enade publicado pelo Inep. Segundo ele, boletins dos alunos e resultados oficiais estão corretos.

A Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), no entanto, afirma que a sequência de alterações na divulgação dos resultados comprometeu a transparência e a segurança jurídica para as instituições e estudantes, e defende uma apuração criteriosa dos fatos.

O Inep abrirá, a partir de 26 de janeiro, prazo de cinco dias para que as instituições apresentem questionamentos ou esclarecimentos sobre os resultados da avaliação.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.