O Governo Federal anunciou nesta quinta-feira (8) uma mobilização emergencial para o envio de 100 toneladas de medicamentos e insumos hospitalares à Venezuela. A iniciativa, coordenada pelo Ministério da Saúde, busca mitigar o colapso do sistema de saúde local após a invasão militar conduzida pelos Estados Unidos no último sábado (3).
Segundo o governo brasileiro, o ataque em Caracas atingiu o maior centro logístico de saúde do país, deixando milhares de cidadãos sem acesso a tratamentos básicos.
O foco inicial do auxílio será o atendimento a pacientes renais. Na primeira remessa, 40 toneladas de materiais serão despachadas com prioridade para socorrer cerca de 16 mil pessoas que dependem de hemodiálise e estão atualmente desassistidas.
O pacote inclui itens críticos como filtros de diálise, linhas arteriais e venosas, cateteres e soluções específicas para o funcionamento das máquinas, além de medicamentos de uso contínuo que foram doados por hospitais universitários e instituições filantrópicas de diversas regiões do Brasil.
Toda a carga está sendo centralizada no Centro de Distribuição de Insumos e Medicamentos do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP), de onde partirá para o país vizinho.
Eleições 2026 Séculus/ Bahia Notícias: ACM Neto lidera corrida de 2026 na Bahia com 48,3%; Jerônimo aparece com 31,2%
Congresso Nacional Alcolumbre mantém votação sobre quebra de sigilo de Lulinha
Pesquisa Lula lidera o 1º turno e empata com Flávio Bolsonaro e Ratinho Jr. no 2º
Taxa de passaporte Comissão da Câmara aprova isenção da taxa de passaporte para estudante baixa renda
MPOX Antônio Cardoso não tem registro de MPOX e Secretaria de Saúde reforça mensagem de tranquilidade
Tráfico de tabaco Projeto que equipara tráfico de tabaco ao de drogas avança na Câmara 
Mín. 22° Máx. 29°
Mín. 22° Máx. 31°
ChuvaMín. 21° Máx. 30°
Chuva



