Boca de Forno News
Foi promulgada pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), no último mês, uma nova lei que obriga condomínios a denunciarem violência doméstica. A medida foi decretada no dia 12 de agosto.
Ao Boca de Forno News, a titular da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) em Feira de Santana, Edileuza Suely Cardoso Ramos, ressalta que "este tipo de ocorrência é comum em condomínios fechados. Há vários registros com inquéritos na justiça."
"Com a Lei, agora os condomínios tem a obrigação de denunciarem, sob pena de multa que varia de R$ 500 a R$ 10 mil dependendo das circunstâncias da infração", informou a delegada.
Entende-se violência doméstica todos àqueles crimes praticados dentro de ambiente familiar contra mulheres, crianças, adolescentes e idosos.
Para o presidente da Alba, deputado Nelson Leal (PP), é de fundamental importância o cumprimento da lei, uma vez que com a pandemia da Covid-19 e o isolamento social, os números de violência dentro dos lares aumentaram exponencialmente.
A polícia pode ser acionada através do 190 ou Disk-Denúncia 100.
Informações do repórter Reginaldo Lima
Mín. 18° Máx. 30°
Mín. 18° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 31°
Tempo limpo