Quinta, 27 de Novembro de 2025 13:19
75 98160-8722
Política Heterossexua

Deputado baiano propõe criação do ‘Dia do Orgulho Heterossexual’

Proposta, apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), defende que o dia 17 e junho seja escolhido para a homenagem

27/11/2025 11h14
Por: Mayara Nayllanne
Foto: Reprodução | Freepik
Foto: Reprodução | Freepik

O deputado estadual bolsonarista, Diego Castro (PL), apresentou um projeto na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) que visa instituir o “Dia do Orgulho Heterossexual”. De acordo com o documento apresentado pelo parlamentar, a data seria comemorada anualmente no dia 17 de junho, onde deverão ocorrer atividades de liberdade e valorização.

“O presente Projeto de Lei visa instituir, no calendário oficial do Estado da Bahia, o Dia do Orgulho Heterossexual, com a finalidade de reconhecer e valorizar a identidade de milhões de cidadãos baianos que compõem uma parcela expressiva da população. Heterossexuais também merecem pleno respeito e valorização, em igualdade com todas as demais orientações sexuais”, apontou.

Segundo Castro, o proposta não busca reforçar estereótipos ou promover o preconceito contra comunidades LGBTs. “Pelo contrário, fundamenta-se no princípio da igualdade previsto no art. 5º da Constituição Federal, segundo o qual todos merecem igual consideração e respeito — inclusive para manifestar, afirmar e celebrar suas identidades individuais”, justificou o deputado.

Entretanto, a data do Orgulho Hetero, se aprovada na ALBA, seria celebrada em junho, mês em que ocorrem diversas ações voltadas para a comunidade LGBTQIAPN+, visto que é tido como o mês de luta contra a LGBTfobia.

Diego reforçou que o objetivo da proposta não é rivalizar com o movimento de outras comunidades de diversidade sexual, mas para trazer o direito de pessoas heterossexuais de se manifestar e celebrar a própria identidade.

“É igualmente relevante destacar que muitos cidadãos heterossexuais, ao manifestarem suas opiniões, crenças ou valores — especialmente ligados à família, à tradição ou à cultura predominante — sentem-se, por vezes, injustamente criticados, incompreendidos ou até constrangidos no debate público. Assim, o ‘Dia do Orgulho Heterossexual’ surge como instrumento de valorização cultural e social, reafirmando que a liberdade de expressão e a igualdade de direitos pertencem a todos”, completou.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.