O deputado estadual bolsonarista, Diego Castro (PL), apresentou um projeto na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) que visa instituir o “Dia do Orgulho Heterossexual”. De acordo com o documento apresentado pelo parlamentar, a data seria comemorada anualmente no dia 17 de junho, onde deverão ocorrer atividades de liberdade e valorização.
“O presente Projeto de Lei visa instituir, no calendário oficial do Estado da Bahia, o Dia do Orgulho Heterossexual, com a finalidade de reconhecer e valorizar a identidade de milhões de cidadãos baianos que compõem uma parcela expressiva da população. Heterossexuais também merecem pleno respeito e valorização, em igualdade com todas as demais orientações sexuais”, apontou.
Segundo Castro, o proposta não busca reforçar estereótipos ou promover o preconceito contra comunidades LGBTs. “Pelo contrário, fundamenta-se no princípio da igualdade previsto no art. 5º da Constituição Federal, segundo o qual todos merecem igual consideração e respeito — inclusive para manifestar, afirmar e celebrar suas identidades individuais”, justificou o deputado.
Entretanto, a data do Orgulho Hetero, se aprovada na ALBA, seria celebrada em junho, mês em que ocorrem diversas ações voltadas para a comunidade LGBTQIAPN+, visto que é tido como o mês de luta contra a LGBTfobia.
Diego reforçou que o objetivo da proposta não é rivalizar com o movimento de outras comunidades de diversidade sexual, mas para trazer o direito de pessoas heterossexuais de se manifestar e celebrar a própria identidade.
“É igualmente relevante destacar que muitos cidadãos heterossexuais, ao manifestarem suas opiniões, crenças ou valores — especialmente ligados à família, à tradição ou à cultura predominante — sentem-se, por vezes, injustamente criticados, incompreendidos ou até constrangidos no debate público. Assim, o ‘Dia do Orgulho Heterossexual’ surge como instrumento de valorização cultural e social, reafirmando que a liberdade de expressão e a igualdade de direitos pertencem a todos”, completou.
Habeas corpus STJ nega habeas corpus e mantém prisões de Binho Galinha e outros dois suspeitos
Pesquisa ACM Neto teria 44% dos votos contra 35% de Jerônimo, diz pesquisa
Pesquisa Lula lidera todos os cenários para 2026, indica nova pesquisa
ACM Neto 2026 ACM Neto reúne bancada para alinhar estratégias para 2026 na Bahia
Isenção do IR Lula sanciona nesta quarta (26) lei que isenta do IR quem ganha até R$ 5 mil
Audiência pública Santo Amaro discute controle de natalidade de cães e gatos em audiência pública 
Mín. 22° Máx. 31°
Mín. 21° Máx. 33°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 32°
Tempo nublado



