O deputado estadual bolsonarista, Diego Castro (PL), apresentou um projeto na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) que visa instituir o “Dia do Orgulho Heterossexual”. De acordo com o documento apresentado pelo parlamentar, a data seria comemorada anualmente no dia 17 de junho, onde deverão ocorrer atividades de liberdade e valorização.
“O presente Projeto de Lei visa instituir, no calendário oficial do Estado da Bahia, o Dia do Orgulho Heterossexual, com a finalidade de reconhecer e valorizar a identidade de milhões de cidadãos baianos que compõem uma parcela expressiva da população. Heterossexuais também merecem pleno respeito e valorização, em igualdade com todas as demais orientações sexuais”, apontou.
Segundo Castro, o proposta não busca reforçar estereótipos ou promover o preconceito contra comunidades LGBTs. “Pelo contrário, fundamenta-se no princípio da igualdade previsto no art. 5º da Constituição Federal, segundo o qual todos merecem igual consideração e respeito — inclusive para manifestar, afirmar e celebrar suas identidades individuais”, justificou o deputado.
Entretanto, a data do Orgulho Hetero, se aprovada na ALBA, seria celebrada em junho, mês em que ocorrem diversas ações voltadas para a comunidade LGBTQIAPN+, visto que é tido como o mês de luta contra a LGBTfobia.
Diego reforçou que o objetivo da proposta não é rivalizar com o movimento de outras comunidades de diversidade sexual, mas para trazer o direito de pessoas heterossexuais de se manifestar e celebrar a própria identidade.
“É igualmente relevante destacar que muitos cidadãos heterossexuais, ao manifestarem suas opiniões, crenças ou valores — especialmente ligados à família, à tradição ou à cultura predominante — sentem-se, por vezes, injustamente criticados, incompreendidos ou até constrangidos no debate público. Assim, o ‘Dia do Orgulho Heterossexual’ surge como instrumento de valorização cultural e social, reafirmando que a liberdade de expressão e a igualdade de direitos pertencem a todos”, completou.
Bienal Bienal do Livro de Salvador impulsiona cultura e recebe lançamento de obra de autor quilombola sobre memória e legado
Política Ex-candidato denuncia falta de transparência na gestão de Santa Bárbara e aciona Ministério Público
Restrição de ligação Projeto que restringe ligações de telemarketing avança no Senado
Política “Vou apoiar Flávio Bolsonaro, ACM Neto, Coronel e João Roma”, diz Marcelo Nilo
Eleições 2026 Entre cliques e votos: o desafio de proteger a verdade nas eleições de 2026
Política Aliado de ACM Neto manda recado para Éden Valadares após críticas à oposição 
Mín. 21° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 29°
Chuvas esparsas


