O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) ordenou que a prefeitura de Dias D'Ávila, localizada na Região Metropolitana de Salvador (RMS), refaça um pregão eletrônico devido a irregularidades. De acordo com a corte, o problema foi apontado em uma contratação de serviços de educação tecnológica.
O valor da contratação é estimado em R$8 milhões e, por determinação do TCM-BA, foi suspenso por decisão assinada pelo conselheiro Nelson Pellegrino. Segundo ele, "há elementos suficientes para indicar problemas […] com valores excessivos e possivelmente superfaturados", apontou.
O conselheiro também destacou que falta transparência e a não apresentação de justificativas para valores e o modelo de contratação.
A decisão da suspensão ocorreu após uma denúncia enviada pela empresa Edulab, que havia identificado concentração de itens e preços acima do mercado, especialmente em kits escolares. Devido a isso, o prefeito Alberto Castro (PSDB), a secretária de Educação, Jeane Alves Cruz deverão apresentar defesa do caso, em até 20 dias.
Para o TCM-BA, há indícios de risco a lesão ao erário com o edital em questão, dessa forma, a gestão municipal deverá refazer o edital, justificando detalhadamente os custos. A equipe do bahia.ba entrou em contato com a prefeitura de Dias D'Ávila e aguarda o retorno.
Fraudes Tentativas de fraudes com documentos mais que dobram de 2022 a 2025
Tentativa de golpe Oposição e Centrão preveem nova ofensiva por projeto que reduz penas a envolvidos no 8/1 após possível prisão de Bolsonaro
STF Lula indica Jorge Messias para vaga de Barroso no STF
Intoxicação Brasil registra 16 mortes por intoxicação por metanol e total de casos chega a 97
20 de novembro Dia da Consciência Negra: desafio de combater ao racismo persiste
Economia brasileira Economia brasileira cresce apenas 0,1% no 3º trimestre de 2025 
Mín. 21° Máx. 31°
Mín. 20° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 34°
Tempo nublado



