Segundo levantamento do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com População em Situação de Rua (OBPopRua), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a população em situação de rua no Brasil era estimada em 358.553 pessoas, em outubro deste ano.
O estudo, divulgado pela Agência Brasil, indica concentração dessa população principalmente na região Sudeste. Em São Paulo, são 148.730 pessoas em situação de rua, com 99.477 na capital. Em seguida vêm o Rio de Janeiro, com 33.081 pessoas, e Minas Gerais, com 32.685. Juntas, essas três unidades federativas representam cerca de 60% da população de rua do país.
O levantamento foi elaborado com base em dados do CadÚnico, plataforma que centraliza registros de assistência social nos municípios.
Outros estados com grande número de pessoas em situação de rua incluem:
O crescimento da população em situação de rua no Norte chama atenção, especialmente em Roraima, que ultrapassa estados maiores como Distrito Federal, Pernambuco e Amazonas. A capital Boa Vista, com menos de 500 mil habitantes, tinha pouco mais de 1 mil pessoas em situação de rua em 2018; atualmente, esse número é quase dez vezes maior, um aumento superior ao registrado em São Paulo (de cerca de 39 mil para quase 100 mil) e ao crescimento nacional (de 138 mil para 358 mil pessoas).
Em nota, o Observatório destacou que “o descumprimento da Constituição Federal de 1988 com as pessoas em situação de rua continua no Brasil, com pouquíssimos avanços na garantia de direitos dessa população, majoritariamente negra e historicamente tão vulnerabilizada no país”.
Os pesquisadores também alertaram para a falta de transparência nos dados sobre a população em situação de rua, que deveriam ser públicos, abertos e acessíveis a toda a sociedade.
Passagens Passagens internacionais para a Bahia crescem mais de 40% no Carnaval e superam média nacional
Redes sociais Redes sociais concentram 78% das fraudes digitais no Brasil em 2025, aponta Serasa
Relações de trabalho PGR defende legalidade da pejotização e competência da Justiça comum para analisar contratos
Entregas Lula e Jerônimo Rodrigues entregam investimentos na Bahia
Brasil Não há mais razão para manter escala 6x1 e jornada de 44h, diz senador
Tensão Código de Ética do STF gera tensão entre Fachin e Moraes 
Mín. 21° Máx. 35°
Mín. 21° Máx. 37°
ChuvaMín. 22° Máx. 36°
Chuva



