O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que a proposta do governo federal que acaba com a obrigatoriedade das autoescolas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deve entrar em vigor ainda em 2025. Segundo ele, a mudança será feita por meio de uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), dispensando aprovação do Congresso Nacional.
Renan Filho explicou que o objetivo da medida é reduzir custos e simplificar o processo de habilitação, tornando-o mais acessível. “O valor atual para tirar a CNH é impeditivo e faz com que milhões de pessoas dirijam sem carteira”, afirmou. De acordo com o ministro, cerca de 20 milhões de brasileiros conduzem veículos sem habilitação — um número que o governo quer reduzir com as novas regras.
A proposta está em consulta pública até domingo (2) e deve ser formalizada em resolução do Contran logo em seguida. Mesmo com o fim da obrigatoriedade das autoescolas, os exames teóricos e práticos continuarão sendo exigidos. A abertura do processo de habilitação poderá ser feita diretamente pelo site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ou pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Para solicitar a CNH, o candidato deverá ter 18 anos ou mais, saber ler e escrever, possuir documento de identidade e estar inscrito no CPF. Quem optar por realizar o curso teórico de forma online poderá confirmar a identidade digitalmente, por meio da conta gov.br.
A solicitação poderá ser feita pela internet ou presencialmente em unidades dos Detrans. Todo o acompanhamento do processo será feito pelo Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach), garantindo controle e transparência.
Aeroportos Aeroportos regionais terão R$ 1,8 bilhão em investimentos federais até 2027
Mega-Sena Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 58 milhões
Calor intenso Calor intenso eleva risco de complicações em idosos e pacientes frágeis no fim do ano
morte de Benício Polícia pede prisão de médica e técnica de enfermagem investigadas pela morte de Benício
gordura no fígado Anvisa aprova Wegovy para tratamento de gordura no fígado com inflamação
Natalidade Brasil registra queda na natalidade pelo sexto ano consecutivo, aponta IBGE 
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 18° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 33°
Parcialmente nublado


