Cerca de 160 mil estudantes poderão renegociar suas dívidas do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) a partir deste sábado (1º). A medida, válida para contratos assinados a partir de 2018, permite que os acordos sejam feitos digitalmente pelo aplicativo Fies Caixa ou pelo site da Caixa Econômica Federal até 31 de dezembro de 2026.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), o objetivo é facilitar a regularização das dívidas e oferecer melhores condições de pagamento para ex-alunos que enfrentam dificuldades financeiras.
O saldo devedor total dos contratos elegíveis soma aproximadamente R$ 1,8 bilhão. Podem solicitar a renegociação os estudantes com contratos firmados a partir de 2018, que estejam na fase de amortização e com parcelas atrasadas há mais de 90 dias até 31 de julho de 2025.
O novo modelo prevê parcelamento em até 180 vezes, o equivalente a 15 anos , com perdão de 100% dos juros e multas, e parcela mínima de R$ 200, exceto quando o valor devido for menor. O acordo será formalizado por meio de um termo aditivo ao contrato original.
A renegociação não inclui valores de coparticipação com as instituições de ensino, seguros prestamistas ou tarifas bancárias, que devem ser tratados diretamente com as universidades.
Passagens Passagens internacionais para a Bahia crescem mais de 40% no Carnaval e superam média nacional
Redes sociais Redes sociais concentram 78% das fraudes digitais no Brasil em 2025, aponta Serasa
Relações de trabalho PGR defende legalidade da pejotização e competência da Justiça comum para analisar contratos
Entregas Lula e Jerônimo Rodrigues entregam investimentos na Bahia
Brasil Não há mais razão para manter escala 6x1 e jornada de 44h, diz senador
Tensão Código de Ética do STF gera tensão entre Fachin e Moraes 
Mín. 21° Máx. 35°
Mín. 21° Máx. 37°
ChuvaMín. 22° Máx. 36°
Chuva



