Sábado, 18 de Outubro de 2025 12:02
75 9 9702 9169
Brasil Golpe

Receita Federal emite alerta para golpes envolvendo DARF e DAS

Golpistas sofisticam estratégias para tentar enganar os contribuintes.

17/10/2025 07h47
Por: Karoliny Dias Fonte: A Tarde
Receita Federal reforça que não solicita pagamentos por telefone, e-mail ou aplicativos de mensagem - Foto: © Marcelo Camargo | Agência Brasil
Receita Federal reforça que não solicita pagamentos por telefone, e-mail ou aplicativos de mensagem - Foto: © Marcelo Camargo | Agência Brasil

A Receita Federal emitiu um comunicado na quarta-feira, 15, para alertar contribuintes sobre tentativas de golpe praticadas por falsos servidores de órgãos de controle.

De acordo com o órgão, criminosos têm tentado obter vantagens financeiras por meio de ligações telefônicas, nas quais orientam as vítimas a realizar transferências via PIX ou QR Code, sob o pretexto de um suposto procedimento de segurança ou recolhimento oficial.

Em alguns casos, os golpistas emitem falsos Documentos de Arrecadação (DARF ou DAS) em nome de terceiros, o que pode resultar em prejuízo financeiro para quem efetua o pagamento.

Como o golpe ocorre

Os criminosos entram em contato com as vítimas se passando por servidores públicos e solicitam pagamentos com justificativas enganosas. Em determinadas situações, o QR Code apresentado corresponde a um documento legítimo, porém vinculado a outro contribuinte.

Orientações da Receita Federal

A Receita Federal reforça que não solicita pagamentos por telefone, e-mail ou aplicativos de mensagem. Todos os documentos de arrecadação devem ser gerados exclusivamente pelos canais oficiais, disponíveis no site www.gov.br/receitafederal

Confira as principais recomendações:

- Desconfie de qualquer pedido de pagamento via PIX ou QR Code que não venha acompanhado de documento oficial.

- Não realize transferências com base em informações recebidas por telefone ou aplicativos de mensagem.

- Verifique a autenticidade dos canais de atendimento antes de fornecer dados pessoais ou efetuar pagamentos.

Em caso de dúvida, o cidadão deve buscar orientação nos canais oficiais de atendimento da Receita Federal ou entrar em contato com a Ouvidoria.

O órgão reforça seu compromisso com a segurança digital e a proteção dos contribuintes, atuando de forma contínua na prevenção e combate a fraudes eletrônicas.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.