Técnicos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) iniciaram nesta quarta-feira (15) a fiscalização na subestação localizada no Paraná que apresentou falha e provocou o apagão registrado em todas as regiões do Brasil na madrugada de terça-feira (14). A inspeção marca o início das investigações que devem apurar as causas da pane e eventuais responsabilidades dos agentes do setor elétrico.
De acordo com a Aneel, a vistoria vai avaliar se o incêndio no reator da subestação foi resultado de falhas de manutenção ou de problemas nos sistemas de proteção e isolamento de defeitos. Esses dispositivos são fundamentais para evitar que panes localizadas atinjam outras áreas do sistema e causem interrupções em larga escala, como a que afetou o país.
Paralelamente à vistoria no Paraná, a agência enviou técnicos à sede do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em Florianópolis, para examinar as ações tomadas durante o blecaute.
As informações coletadas nas duas frentes de trabalho serão reunidas no Relatório de Análise de Perturbação (RAP), documento que detalhará as origens e a extensão da falha no sistema elétrico brasileiro.
Aeroportos Aeroportos regionais terão R$ 1,8 bilhão em investimentos federais até 2027
Mega-Sena Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 58 milhões
Calor intenso Calor intenso eleva risco de complicações em idosos e pacientes frágeis no fim do ano
morte de Benício Polícia pede prisão de médica e técnica de enfermagem investigadas pela morte de Benício
gordura no fígado Anvisa aprova Wegovy para tratamento de gordura no fígado com inflamação
Natalidade Brasil registra queda na natalidade pelo sexto ano consecutivo, aponta IBGE 
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 18° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 33°
Parcialmente nublado


