O presidente Luíz Inácio Lula da Silva (PT) irá receber, nesta quarta-feira (15), no Palácio da Alvorada, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Flávio Dino e Cristiano Zanin. O encontro, segundo interlocutores do presidente, busca debater nomes para substituir o ministro Luís Roberto Barroso, que vai se aposentar neste sábado (18).
O debate entre o político e os magistrados busca antecipar a indicação para o posto, a fim de evitar qualquer disputa ou alimentar novas rixas entre legislativo e judiciário. Segundo o ministro da Justiça e ex-ministro do STF, Ricardo Lewandowski, em declaração ao Metrópoles, a decisão tem que ser rápida, mas ponderada, para que não seja feita uma escolha que se mostre errada.
O presidente do Brasil já afirmou que escolherá “gabaritado” para o cargo. Apesar de não haver um nome definido, especialistas acreditam que será alguém com próximidade as pautas do governo e do próprio Lula.
Entre os principais nomes que podem ser colocados no cargo estão o advogado-geral da União, Jorge Messias, o senador e Minas Gerais, Rodrigo Pacheco (PSD) e o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas. Além disso, movimentos tem se intensificado para pressionar que o presidente escolha uma mulher ou uma pessoa negra para o cargo.
Desde a redemocratização, o STF teve apenas três mulheres, dentre elas, Carmén Lúcia, atualmente única mulher ministra do Supremo, mas que deverá ser aposentada compulsoriamente em 4 anos, visto que chegará à idade máxima para ocupar o cargo, que é de 75 anos. Joaquim Barbosa, indicado por Lula em 2003, foi o único homem negro a ocupar uma posição na Suprema Corte. Flávio Dino, também indicado por Lula em 2023, se autodeclara como pardo, sendo o segundo ministro não branco no STF.
Aeroportos Aeroportos regionais terão R$ 1,8 bilhão em investimentos federais até 2027
Mega-Sena Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 58 milhões
Calor intenso Calor intenso eleva risco de complicações em idosos e pacientes frágeis no fim do ano
morte de Benício Polícia pede prisão de médica e técnica de enfermagem investigadas pela morte de Benício
gordura no fígado Anvisa aprova Wegovy para tratamento de gordura no fígado com inflamação
Natalidade Brasil registra queda na natalidade pelo sexto ano consecutivo, aponta IBGE 
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 18° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 33°
Parcialmente nublado


