O presidente Lula (PT) afirmou nesta segunda-feira (13), que ainda não definiu o nome que indicará para ocupar a vaga deixada pelo ministro Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF). Durante coletiva de imprensa em Roma, Lula disse que pretende escolher uma pessoa “gabaritada” e comprometida com o cumprimento da Constituição, e não um aliado pessoal.
“Não quero um amigo, quero um ministro da Suprema Corte que terá como função específica cumprir a Constituição brasileira”, declarou o presidente, destacando que o perfil do indicado será definido após conversas com sua equipe de governo. Barroso, indicado em 2013 pela ex-presidente Dilma Rousseff, anunciou sua saída na última quinta-feira (9), embora ainda esteja distante da aposentadoria compulsória, prevista aos 75 anos.
De acordo com as declarações do Presidente, a escolha do novo ministro do STF deverá seguir os trâmites constitucionais. Após a indicação, o nome passará por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e será submetido à aprovação da maioria absoluta do Senado Federal.
Passagens Passagens internacionais para a Bahia crescem mais de 40% no Carnaval e superam média nacional
Redes sociais Redes sociais concentram 78% das fraudes digitais no Brasil em 2025, aponta Serasa
Relações de trabalho PGR defende legalidade da pejotização e competência da Justiça comum para analisar contratos
Entregas Lula e Jerônimo Rodrigues entregam investimentos na Bahia
Brasil Não há mais razão para manter escala 6x1 e jornada de 44h, diz senador
Tensão Código de Ética do STF gera tensão entre Fachin e Moraes 
Mín. 21° Máx. 35°
Mín. 21° Máx. 37°
ChuvaMín. 22° Máx. 36°
Chuva



