Os alertas para o uso excessivo de telas desde a infância são feitos há mais uma década, especialmente a respeito da saúde ocular, mas hoje é possível notar o impacto direto causado pelo uso desenfreado das tecnologias nos olhos das pessoas. O oftalmologista Antônio Motta, em entrevista ao Metropole Saúde nesta sexta-feira (10), afirmou existir uma epidemia de miopia, que atraiu a atenção da sociedade de oftalmologia do mundo inteiro para abordar o impacto do uso de telas.
O especialista relacionou o uso excessivo de telas à grande incidência de casos de miopia. "Se a gente pegar, por exemplo, países orientais como China, Japão, que usam muita tecnologia também, a gente vê que nessas populações o índice de miopia é aumentado em relação ao resto do mundo", disse Antônio Motta.
Em contrapartida, o oftalmologista fez a ressalva de que não é possível definir que todo mundo vai ter esses problemas de vista, pela existência de outros fatores. "Dentre os fatores preventivos, é exatamente levarmos nossas crianças para fazer atividades ao ar livre, por dois motivos. Um, ela deixa fazer aquele foco para perto, então aquele músculo que faz o foco relaxa, e outra, além da criança, desenvolver a visão sensorial de espaço, de tempo... E existem estudos de que a exposição a radiação ultravioleta do sol previne ou retarda a velocidade de crescimento do olho".
Síndrome Respiratór Boletim aponta queda nos casos de Síndrome Respiratória Grave
Alzheimer Anvisa aprova novo medicamento que promete retardar avanço do Alzheimer
Vacina contra HPV Ministério da Saúde anuncia que jovens poderão se vacinar contra HPV até junho de 2026
vacina da dengue Ministro assina contrato para compra de vacina da dengue do Butantan
HIV Medicamento que aumenta prevenção contra HIV começa a ser usado em 3 países africanos
câncer em 2050 OMS estima 35,3 milhões de novos casos de câncer em 2050 
Mín. 20° Máx. 32°
Mín. 20° Máx. 36°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 36°
Tempo nublado



