Flaviano Bomfim - Foto: Daniel Dorea
A cidade de Santo Amaro da Purificação está realizando a Semana da Criança, em alusão ao Dia da Criança, comemorado no dia 12 de outubro. A comemoração está sendo feita para os alunos que fazem parte da rede municipal de ensino da Educação Infantil e Fundamental I. O prefeito da cidade, Flaviano Bomfim, cumpriu a sua promessa de levar a carreta furacão. “Quem me conhece sabe o quanto amo e me dedico a essas crianças e o quanto elas gostam de mim. É uma energia boa que me deixa feliz”.
O prefeito diz que essa semana está focado em dar diversão as crianças, além da educação. “A carreta furacão é um sucesso não apenas com as crianças como também com os mais velhos que dão uma volta junto com elas. No domingo, 12 de outubro, teremos grandes atividades com guloseimas, recreação, lanche, touro mecânico, piscina de espuma, pula-pula, robozão. São várias atividades para todas as crianças. Convido os pais que tragam seus filhos para curtir um domingo muito legal”.
As ações não se concentraram apenas na sede, como também nos distritos. “Levamos para todos os distritos, povoados e localidades, inclusive a carreta furacão. Temos ajudado ainda algumas associações e lideranças locais para que realizar suas atividades”, explica.
Flaviano lembra ainda que aproveitou a mudança na liderança da Secretaria de Saúde para reorganizar e realinhar a pasta. “Estamos fazendo esse trabalho porque a saúde é nossa prioridade de campanha. Estou resolvendo tudo na hora. Não existe perfeição quando lidamos com pessoas por isso estamos vigilantes para que tudo dê certo”.
A primeira-dama e secretária de Educação do Município, Marília Rocha, não escondeu a alegria que é promover essa semana da criança. Esse ano tem uma inovação. “Nunca em nossa cidade tivemos uma semana proporcionando lazer e diversão para os alunos da rede pública de ensino. Esse evento também será realizado nos distritos. Começamos uma programação na terça-feira (7) no distrito de Pedras, englobando todas as escolas daquela regional. Elas foram para a Praça da Pedra para brincar, se divertir com guloseimas, pintura no rosto, muita alegria e diversão”.
Na quarta-feira (8), a diversão aconteceu na Praça da Purificação. Foi a vez de uma parte das escolas municipais, a sede II, se divertir. A tarde ficou com os alunos desse período. Na quinta-feira (9) a festa foi em Oliveira dos Campinhos para as crianças da região. Na sexta-feira (10) foi a vez das escolas que fazem parte da sede I e no sábado (11) as comemorações acontecerão em Acupe, onde são as crianças dessa região que terão o dia de diversão.
Fechando com chave de ouro, ressalta a secretária, o encerramento acontecerá será na Praça da Purificação. “Promoveremos para todas as crianças de Santo Amaro muita diversão e alegria. O brincar também faz parte do educar. O prefeito tem uma conexão com as crianças da cidade e essa é a forma de retribuir não apenas com diversão, mas priorizando-as com merenda de qualidade e uma boa educação”.
Marília Rocha e Flaviano Bomfim - Foto: Daniel Dorea
A secretária ressalta que a semana tem sido árdua e de muito trabalho de toda a equipe, mas que quando veem o sorriso das crianças no rosto essa é a recompensa. “Realizo isso como secretária e primeira-dama com o maior prazer. Estamos vivendo novos tempos na educação. É gratificante, enquanto secretária, ouvir de servidores efetivos que estão realizados e que sentem que estão sendo valorizados”.
Marília lembra que o piso dos servidores da educação é um direito deles que foi violado na gestão passada que não colocou a educação como prioridade. “Pegamos a Secretaria sem o mínimo de informação e só tínhamos dois meses para colocar as coisas nos trilhos e começar as aulas. Quadro de professores, licitações e fizemos todos os esforços e planejamento para que não falhássemos”.
O Ministério Público do Estado da Bahia fez ainda recomendações sobre gratificações que estão sendo pagas a pessoas da sua pasta. “Esse IDEA do MP, que é Sistema Integrado de Documentos e Atividades, é de 2023 e foi protocolado na época pelo Conselho Municipal de Educação, visto que a gestão de Alessandra Gomes não pagava o reajuste salarial e ela contratava pessoas que ganhavam mais do que aqueles professores que tinham direito de ganhar. Isso porque existe Estatuto do Servidor Público de Santo Amaro que diz isso e precisamos nos basear por ele. Pagamos o reajuste e o retroativo porque não conseguimos pagar em janeiro, isso tudo em consonância com a categoria”.
Marília ressalta que foram dezenas de contratos que não tiveram explicação sobre o motivo daquele salário. “Eles juntaram agora na Transparência, após a recomendação do MP, seis servidores temporários da Secretaria de Educação da gestão atual. Em nossa pasta, temos uma organização interna com a divisão de regionais para cobrir uma parte das escolas”.
A secretária explica que esses servidores são uma espécie de gerentes, que cuidam de oito a dez escolas. “Faço isso para viabilizar necessidades das escolas com aquele gerente para que isso chegue de forma rápida a nós e consigamos resolver o problema com agilidade. Esses servidores temporários são professores e a forma de contratação é de 20 horas com desdobramento, ou seja, mais 20 horas”.
Isso significa que aquele servidor trabalha 40 horas e não 20 horas, como está na recomendação. “A Procuradoria do Munícipio dará a resposta ao MP para que ele entenda o que está acontecendo. Quando temos funcionários com uma carga enorme, ele precisa ser gratificado por aquele trabalho”, finaliza.
Com informações do repórter Gilliard José
Mín. 18° Máx. 31°
Mín. 19° Máx. 32°
Tempo nubladoMín. 19° Máx. 33°
Chuvas esparsas