A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 14/2021, que regulamenta a aposentadoria de agentes de saúde e de combate a endemias foi aprovado nesta terça-feira (7) pela Câmara dos Deputados.
A votação aconteceu em primeiro e segundo turno e a diferença entre as duas votações foi de somente alguns minutos. No primeiro turno, o placar havia sido de 446 votos a favor e 20 contrários. Já no segundo turno, a votação registrou 426 votos a favor e 10 contra.
Antes os agentes se aposentavam seguindo as regras gerais do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Mulheres a partir de 62 anos de idade e 15 anos de contribuição (atualmente, com a Reforma da Previdência). Homens com 65 anos de idade e 15 anos de contribuição.
Com a aprovação da PEC 14/2021, os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias passam a ter regras específicas para essa categoria que estabelece aposentadoria mais cedo (57 anos para mulheres e 60 anos para homens), desde que tenham 25 anos de contribuição e de exercício da função. O texto segue agora para o Senado.
Aeroportos Aeroportos regionais terão R$ 1,8 bilhão em investimentos federais até 2027
Mega-Sena Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 58 milhões
Calor intenso Calor intenso eleva risco de complicações em idosos e pacientes frágeis no fim do ano
morte de Benício Polícia pede prisão de médica e técnica de enfermagem investigadas pela morte de Benício
gordura no fígado Anvisa aprova Wegovy para tratamento de gordura no fígado com inflamação
Natalidade Brasil registra queda na natalidade pelo sexto ano consecutivo, aponta IBGE 
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 18° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 33°
Parcialmente nublado


