O Ministério da Saúde iniciou nesta terça-feira (7) a segunda remessa de etanol farmacêutico, antídoto utilizado no tratamento de intoxicações por metanol, ampliando a distribuição para quatro novos estados. Com essa entrega, 1.125 frascos já foram encaminhados a nove unidades da Federação: Acre, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraná e Rio de Janeiro.
A distribuição segue critérios do estoque estratégico estruturado em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), garantindo reposição conforme a demanda local. Ao todo, outras 60 mil ampolas de etanol estão em processo de aquisição para ampliar a disponibilidade do tratamento.
Além do etanol, o Ministério da Saúde adquiriu 2,5 mil unidades do antídoto fomepizol junto a uma empresa japonesa, que também doou 100 unidades. O lote de 2,6 mil ampolas deve chegar ao Brasil ainda nesta semana e será distribuído aos estados conforme a necessidade e o registro de novos casos de intoxicação.
Casos
Segundo boletim atualizado até segunda-feira (6), o país contabiliza 217 notificações de intoxicação por metanol após ingestão de bebidas alcoólicas. Dessas, 17 foram confirmadas e 200 permanecem em investigação. Os óbitos confirmados ocorreram em São Paulo (2), enquanto 12 mortes seguem em apuração, distribuídas entre Mato Grosso do Sul (1), Pernambuco (3), São Paulo (6), Paraíba (1) e Ceará (1).
Passagens Passagens internacionais para a Bahia crescem mais de 40% no Carnaval e superam média nacional
Redes sociais Redes sociais concentram 78% das fraudes digitais no Brasil em 2025, aponta Serasa
Relações de trabalho PGR defende legalidade da pejotização e competência da Justiça comum para analisar contratos
Entregas Lula e Jerônimo Rodrigues entregam investimentos na Bahia
Brasil Não há mais razão para manter escala 6x1 e jornada de 44h, diz senador
Tensão Código de Ética do STF gera tensão entre Fachin e Moraes 
Mín. 21° Máx. 35°
Mín. 21° Máx. 37°
ChuvaMín. 22° Máx. 36°
Chuva



