O céu da madrugada desta terça-feira (7) será palco de um espetáculo astronômico especial: a Superlua Cheia de Outubro, também conhecida como Lua da Colheita. O fenômeno ocorre por volta das 00h48 e poderá ser observado de qualquer parte do Brasil, desde que o tempo esteja limpo.
Chamado de Lua da Colheita por ser a lua cheia mais próxima do equinócio da primavera no Hemisfério Sul, o evento tem origem histórica. Antes da iluminação elétrica, agricultores aproveitavam o brilho intenso do satélite natural para estender as jornadas de trabalho noturnas no campo.
O fenômeno é considerado raro: entre 1970 e 2050, apenas 18 Superluas da Colheita ocorrem em outubro. A última foi registrada em 2020, e a próxima está prevista para 2028.
Durante o evento, a Lua pode parecer até 14% maior e 30% mais brilhante do que o habitual, já que estará em seu ponto mais próximo da Terra — o chamado perigeu lunar.
Para observar, basta mirar o horizonte leste no início da noite. A Lua surgirá grande e alaranjada, ganhando tonalidade mais clara à medida que sobe no céu. O espetáculo poderá ser apreciado com maior intensidade entre os dias 5 e 8 de outubro.
Passagens Passagens internacionais para a Bahia crescem mais de 40% no Carnaval e superam média nacional
Redes sociais Redes sociais concentram 78% das fraudes digitais no Brasil em 2025, aponta Serasa
Relações de trabalho PGR defende legalidade da pejotização e competência da Justiça comum para analisar contratos
Entregas Lula e Jerônimo Rodrigues entregam investimentos na Bahia
Brasil Não há mais razão para manter escala 6x1 e jornada de 44h, diz senador
Tensão Código de Ética do STF gera tensão entre Fachin e Moraes 
Mín. 21° Máx. 35°
Mín. 21° Máx. 37°
ChuvaMín. 22° Máx. 36°
Chuva



