Segunda, 06 de Outubro de 2025 12:09
75 9 9702 9169
Brasil Brasil

AGU notifica a Meta para remover publicações sobre vendas ilegais

Governo cobra que Facebook e Instagram bloqueiem anúncios de lacres, rótulos e garrafas comercializados irregularmente.

06/10/2025 07h43
Por: Karoliny Dias Fonte: Bahia.Ba
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A Advocacia-Geral da União (AGU) notificou a Meta, empresa responsável pelas redes sociais facebook e Instagram, para que promovam o bloqueio e a remoção de  publicações que promovem a venda ilegal de lacres, tampas, rótulos e garrafas de bebidas alcoólicas. O pedido ocorre em meio ao crescimento de intoxicações por metanol, devido a adulteração de bebidas alcoólicas. 

A Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia, vinculada à AGU, determinou que a Meta tem 48 horas para que informe as providências adotadas. Caso não haja resposta dentro do prazo, a Meta poderá enfrentar ações judiciais nas esferas civil, administrativa e criminal, conforme comunicado divulgado neste domingo (5).

Na notificação da AGU, foi citada uma reportagem da BBC Brasil, publicada na sexta-feira (3), que revelou o comércio clandestino de materiais usados na falsificação de bebidas. Segundo o órgão, os anúncios oferecem produtos de marcas conhecidas e até selos falsos da Receita Federal. 

O documento da AGU ainda cita uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o Marco Civil da Internet, que reforça a responsabilidade das plataformas digitais sobre o conteúdo hospedado em seus sistemas, especialmente quando há risco à saúde pública.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.