O presidente da Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), Carlos Roberto Ferreira Lopes, foi preso em flagrante na madrugada desta terça-feira (30), enquanto prestava depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS.
Lopes negou envolvimento nas fraudes que descontaram indevidamente valores dos benefícios de aposentados e pensionistas. Ele afirmou não saber detalhes das operações de pessoas e empresas ligadas à Conafer, presidida por ele e investigada por irregularidades.
A prisão foi decretada pelo presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), com a justificativa de que o depoente teria mentiroso “deliberadamente” à Comissão, mesmo após ter se comprometido a falar a verdade. Segundo Viana, Lopes ocultou informações e tentou convencer o colegiado de que a operação da Conafer era regular, cometendo crime de falsidade ideológica.
O pedido de prisão havia sido feito pelo deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS), alegando que o presidente da Conafer praticou o crime de falso testemunho pelo menos quatro vezes ao longo da oitiva.
“Sei que a nossa voz de prisão se repetirá, a pessoa será ouvida e liberada. Mas há um grito na garganta de todos os brasileiros em relação a essa impunidade. O senhor está preso em nome dos aposentados, das viúvas e dos órfãos do nosso Brasil. Quem rouba aposentado rouba do nosso país, dos brasileiros. E aqui quem mente paga o preço”, disse Viana ao determinar a prisão de Lopes.
Mín. 16° Máx. 28°
Mín. 17° Máx. 29°
Tempo nubladoMín. 17° Máx. 28°
Chuvas esparsas