Criado pela Constituição de 1988 e regulamentado em 1990 pelas Leis nº 8.080 e nº 8.142, o Sistema Único de Saúde (SUS) completa 35 anos nesta sexta-feira (19), sendo responsável por garantir atendimento gratuito a cerca de 70% da população brasileira. Para ampliar o acesso à saúde especializada, especialmente em áreas rurais, o governo federal lançou o programa Agora Tem Especialistas (ATE), que visa agilizar consultas, cirurgias e tratamentos especializados.
O ATE conta com a atuação de mais 3.500 médicos especialistas em áreas como cardiologia, oncologia, ginecologia, ortopedia, otorrinolaringologia, oftalmologia, cirurgia geral e anestesia. Além disso, toda a rede pública e privada que aderiu ao programa passou a funcionar com turnos estendidos, incluindo atendimento noturno, aos fins de semana e feriados. Na Bahia, 48 novos especialistas foram enviados a 18 municípios do interior, com a meta de reduzir pela metade a fila de espera até dezembro.
Outra frente do programa é a inclusão de 150 unidades móveis, como carretas e veículos equipados para levar serviços de saúde a comunidades remotas, como indígenas, quilombolas, ribeirinhas e caminhoneiros nas estradas. Também estão sendo realizados mutirões de saúde em datas não convencionais para ampliar o alcance dos atendimentos.
Aeroportos Aeroportos regionais terão R$ 1,8 bilhão em investimentos federais até 2027
Mega-Sena Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 58 milhões
Calor intenso Calor intenso eleva risco de complicações em idosos e pacientes frágeis no fim do ano
morte de Benício Polícia pede prisão de médica e técnica de enfermagem investigadas pela morte de Benício
gordura no fígado Anvisa aprova Wegovy para tratamento de gordura no fígado com inflamação
Natalidade Brasil registra queda na natalidade pelo sexto ano consecutivo, aponta IBGE 
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 18° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 33°
Parcialmente nublado


