Criado pela Constituição de 1988 e regulamentado em 1990 pelas Leis nº 8.080 e nº 8.142, o Sistema Único de Saúde (SUS) completa 35 anos nesta sexta-feira (19), sendo responsável por garantir atendimento gratuito a cerca de 70% da população brasileira. Para ampliar o acesso à saúde especializada, especialmente em áreas rurais, o governo federal lançou o programa Agora Tem Especialistas (ATE), que visa agilizar consultas, cirurgias e tratamentos especializados.
O ATE conta com a atuação de mais 3.500 médicos especialistas em áreas como cardiologia, oncologia, ginecologia, ortopedia, otorrinolaringologia, oftalmologia, cirurgia geral e anestesia. Além disso, toda a rede pública e privada que aderiu ao programa passou a funcionar com turnos estendidos, incluindo atendimento noturno, aos fins de semana e feriados. Na Bahia, 48 novos especialistas foram enviados a 18 municípios do interior, com a meta de reduzir pela metade a fila de espera até dezembro.
Outra frente do programa é a inclusão de 150 unidades móveis, como carretas e veículos equipados para levar serviços de saúde a comunidades remotas, como indígenas, quilombolas, ribeirinhas e caminhoneiros nas estradas. Também estão sendo realizados mutirões de saúde em datas não convencionais para ampliar o alcance dos atendimentos.
Passagens Passagens internacionais para a Bahia crescem mais de 40% no Carnaval e superam média nacional
Redes sociais Redes sociais concentram 78% das fraudes digitais no Brasil em 2025, aponta Serasa
Relações de trabalho PGR defende legalidade da pejotização e competência da Justiça comum para analisar contratos
Entregas Lula e Jerônimo Rodrigues entregam investimentos na Bahia
Brasil Não há mais razão para manter escala 6x1 e jornada de 44h, diz senador
Tensão Código de Ética do STF gera tensão entre Fachin e Moraes 
Mín. 21° Máx. 35°
Mín. 21° Máx. 37°
ChuvaMín. 22° Máx. 36°
Chuva



