O governador Jerônimo Rodrigues encaminhou à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) o Projeto de Lei 25.945, que prevê o pagamento de um abono extraordinário aos profissionais do Magistério da Educação Básica da rede pública estadual. Na mensagem à presidente da Casa, deputada Ivana Bastos, o chefe do Executivo definiu a proposição como uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho dos educadores responsáveis pela formação das futuras gerações baianas.
De acordo com o texto, o benefício será concedido apenas neste ano e terá como fonte parte dos recursos provenientes de precatórios judiciais referentes à complementação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). O governo destacou que a medida reforça o compromisso da gestão com a educação pública e solicitou que a tramitação ocorra em regime de urgência, conforme previsto no Artigo 79 da Constituição estadual.
O abono será destinado a servidores ativos e inativos, abrangendo professores efetivos, ocupantes de cargos comissionados e profissionais contratados pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) que constarem na folha de pagamento de agosto. O valor corresponde a 20% da parcela devida pela União ao Estado da Bahia por meio do precatório judicial referente ao Fundef.
Para fins de cálculo, o percentual será apurado conforme a mesma base prevista na Lei 14.592/23. O rateio entre os professores será proporcional à carga horária semanal (20 ou 40 horas). Já os profissionais que acumulam dois vínculos no magistério terão direito ao benefício em ambos, com cálculo individualizado.
Além do envio do projeto, a ALBA também discutiu ontem a pauta de fiscalização das contas públicas. A Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle aprovou o Relatório de Atividades e o Relatório Anual de Prestação de Contas do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA).
Na ausência do relator, deputado Robinho (UB), o parecer favorável foi lido pelo deputado Bobô (PC do B), designado pelo presidente da comissão, Zé Raimundo (PT). O parlamentar destacou que havia solicitação de celeridade do Tribunal para análise dos documentos, garantindo que o rito burocrático e legal fosse seguido.
Durante a reunião, o deputado Hassan (PP) pediu que seu relatório sobre as contas do Tribunal de Contas do Estado (TCE) seja incluído na pauta da próxima sessão. O pedido foi acatado pelo presidente, que reiterou a prioridade de votação de matérias de relevância institucional. Também participaram do encontro os deputados Fabrício Falcão (PC do B) e Euclides Fernandes (PT).
Merenda Escolar Secretaria de Educação Emite Nota Técnica em relação a Merenda Escolar
Chuva de granizo Chuva de granizo no sudoeste baiano surpreende população
Câncer de pulmão Bahia recebe primeiro centro de referência no tratamento do câncer de pulmão do Brasil
Novo empréstimo Governador da Bahia encaminha à AL-BA pedido de autorização para empréstimo de R$ 2 bilhões junto ao Banco do Brasil
Salvador Em áudio enviado para colegas, professora conta como quase foi envenenada por alunos na Bahia: “Não aceitem nada deles”
Clima e tempo Ciclone extratropical provoca chuva na Bahia nesta quinta-feira 
Mín. 20° Máx. 36°
Mín. 21° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 20° Máx. 29°
Chuva



