O fotógrafo Rui Rezende e a jornalista Georgina Maynart lançam no evento o livro “Agricultura da Bahia”. A publicação é uma celebração da potência agrícola do estado e da força do campo. Durante dois anos o projeto percorreu todas as regiões do estado em busca de imagens inéditas. Do oeste ao Vale do São Francisco, da Chapada ao extremo sul, do sertão ao litoral, do agreste ao recôncavo, o roteiro envolveu a ligação afetiva dos autores com o campo.
Rui, que estava presente no 2º Grande Evento UNAGRO, afirmou que esse é o seu décimo livro que ele publica e ele traz a diversidade da produção agrícola da Bahia. “Temos várias nuances da natureza aqui como serrado, mata atlântica, caatinga. O nosso objetivo principal é homenagear e valorizar as pessoa incríveis do campo que produzem os alimentos que comemos todos os dias”.
Em seus 30 anos de carreira, Rui disse que peecebeu muita claramente as mudanças na agricultura da Bahia. “Vi que tem evoluído e melhorado a vida e das condições das pessoas do campo. Hoje vemos grandes tecnologias no pequeno, médio e grande produtor com facilidade de irrigação que tornou viável se plantar em lugares que antes não se pensavam. Cada vez mais vemos maior produtividade. Estamos também no dilema que precisamos produzir o alimento e preservar a natureza e mesmo assim se consegue produzir cada vez mais com o mesmo tanto de terra”.
É um livro multimídia com textos de Georgina, suas fotografias e vídeos e curiosidades que podem ser vistos através do QR code. “Ele traz um conhecimento de várias áreas, o que precisamos ter na agricultura. Trazemos também o extrativismo porque vivemos em uma grande cadeia porque dependemos uns dos outros para sobreviver. Mostra-nos todos com o seu valor para toda a sociedade”, finaliza.
Mín. 18° Máx. 28°
Mín. 17° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 27°
Tempo nublado