O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (22) que países ricos utilizam o combate ao crime organizado como justificativa para interferir em nações latino-americanas. A declaração ocorreu em Bogotá, na Colômbia, durante a Cúpula Presidencial dos Países Amazônicos.
“Os países ricos nos acusam de não cuidar da floresta. Aqueles que poluíram o planeta tentam impor modelos que não nos servem. Utilizam a luta contra o desmatamento como justificativa para o protecionismo. Usam o combate ao crime organizado como pretexto para violar nossa soberania”, disse Lula.
A fala acontece em meio à crescente tensão entre os Estados Unidos e a Venezuela. O governo americano intensificou a pressão pelo combate ao narcotráfico na região e chegou a acusar Nicolás Maduro de chefiar uma organização criminosa.
Na última semana, os EUA mobilizaram 4 mil fuzileiros navais e navios de guerra em direção ao Caribe, próximo à costa venezuelana. Em resposta, Maduro acionou 4,5 milhões de milicianos e acusou Washington de ameaçar a paz regional.
Intoxicação Brasil registra dez mortes por intoxicação com metanol; total de casos chega a 53
Uso de internet Uso de internet por adolescentes nas escolas cai de 51% para 37%
Alerta Idosos são alvos preferidos para golpes pela internet
Reforma de casa Veja o que é preciso para entrar no programa do governo de crédito para reforma da casa
Iinjúria Condenada por injúria, Antonia Fontenelle pode ser presa
Pena maior Câmara aumenta penas para crimes como extorsão e escudo humano 
Mín. 18° Máx. 27°
Mín. 19° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 32°
Chuvas esparsas



