O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (22) que países ricos utilizam o combate ao crime organizado como justificativa para interferir em nações latino-americanas. A declaração ocorreu em Bogotá, na Colômbia, durante a Cúpula Presidencial dos Países Amazônicos.
“Os países ricos nos acusam de não cuidar da floresta. Aqueles que poluíram o planeta tentam impor modelos que não nos servem. Utilizam a luta contra o desmatamento como justificativa para o protecionismo. Usam o combate ao crime organizado como pretexto para violar nossa soberania”, disse Lula.
A fala acontece em meio à crescente tensão entre os Estados Unidos e a Venezuela. O governo americano intensificou a pressão pelo combate ao narcotráfico na região e chegou a acusar Nicolás Maduro de chefiar uma organização criminosa.
Na última semana, os EUA mobilizaram 4 mil fuzileiros navais e navios de guerra em direção ao Caribe, próximo à costa venezuelana. Em resposta, Maduro acionou 4,5 milhões de milicianos e acusou Washington de ameaçar a paz regional.
Passagens Passagens internacionais para a Bahia crescem mais de 40% no Carnaval e superam média nacional
Redes sociais Redes sociais concentram 78% das fraudes digitais no Brasil em 2025, aponta Serasa
Relações de trabalho PGR defende legalidade da pejotização e competência da Justiça comum para analisar contratos
Entregas Lula e Jerônimo Rodrigues entregam investimentos na Bahia
Brasil Não há mais razão para manter escala 6x1 e jornada de 44h, diz senador
Tensão Código de Ética do STF gera tensão entre Fachin e Moraes 
Mín. 21° Máx. 35°
Mín. 21° Máx. 37°
ChuvaMín. 22° Máx. 36°
Chuva



