Sábado, 23 de Agosto de 2025 12:45
75 9 9702 9169
Bahia Bahia

Adab e Bahiater somam esforços para apoiar o setor avícola familiar na concessão de linha de crédito

O estado segue sem casos confirmados da doença, mas continua vigilante.

23/08/2025 07h48
Por: Karoliny Dias Fonte: ASCOM / ADAB
Foto: Ascom/Adab
Foto: Ascom/Adab

Agricultores familiares do Pronaf B terão acesso facilitado à linha de crédito, junto ao agente financeiro, para aquisição de aves e implantação de pequenos aviários em suas propriedades.  O Banco do Nordeste -BNB acatou as recomendações da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), que estabelecem critérios que visam minimizar os riscos de disseminação da influenza Aviária ou Doença de NewCastle. O estado segue sem casos confirmados da doença, mas continua vigilante.

Os critérios foram ajustados durante reunião que aconteceu na Adab e envolveu representantes do órgão, da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater/SDR) e do BNB. “Para a defesa sanitária animal, são importantes, o cadastro das pessoas para aquisição de pintainhas, a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) e a rastreabilidade”, pontuou o diretor de Defesa Sanitária Animal, Carlos Augusto Chaves.

O órgão reitera que a emissão de GTA por incubatórios ou distribuidoras somente é permitida para estabelecimentos cadastrados e registrados na ADAB. É autorizada a emissão para o comércio de aves vivas em estabelecimentos credenciados no órgão (como lojas agropecuárias), desde que possuam Responsável Técnico.

A aplicação do recurso nas unidades familiares de produção agropecuária, de forma diversificada, incentiva a transição agroecológica. “Desta forma, a linha de crédito Quintais Produtivos será priorizada, visando fortalecer a participação das mulheres rurais na agricultura familiar, valorizando seu papel na produção de alimentos e gestão dos quintais”, ressalta o representante da Bahiater, Jackson Santos. O objetivo, segundo ele, é melhorar a segurança alimentar e nutricional, renda e a qualidade de vida dessas famílias, contribuindo para o desenvolvimento rural sustentável.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.