Terça, 19 de Agosto de 2025 12:20
75 9 9702 9169
Bahia Operação da PF

Overclean: PF avança no rastreio de verbas desviadas e identifica novos operadores do esquema

Indícios coletados nas últimas fases da operação contra fraudes em emendas parlamentares colocam mais quatro prefeituras baianas sob a mira dos investigadores.

19/08/2025 08h07
Por: Karoliny Dias Fonte: Metro1
Foto: Divulgação/DPF
Foto: Divulgação/DPF

Investigadores da Operação Overclean avançaram bastante no rastreamento dos recursos públicos desviados de emendas parlamentares destinadas a cidades de pelo menos cinco estados, especialmente a Bahia, apontada pela Polícia Federal como epicentro do esquema. Segundo apurou a Metropolítica, a equipe responsável por desarticular o esquema de corrupção e licitações fraudadas já identificou parte do caminho percorrido pelo dinheiro roubado do erário por meio de contratos abastecidos com verbas do Departamento Nacional de Obras Contras as Secas (Dnocs) e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e descobriu um novo núcleo de operadores de propina cujos nomes ainda não haviam entrado no radar dos agentes da PF e da Controladoria-Geral da União (CGU).

Follow the money

De acordo com fontes que têm acesso livre a detalhes da Overclean, a operação entrou agora em uma etapa estratégica para revelar, de fato, onde foi parar cerca de R$ 1 bilhão desviado e todos os beneficiários finais do esquema, através de empresas de fachada e "laranjas" usados para lavagem de dinheiro. Os indícios coletados nas cinco fases da ofensiva levaram a PF e a CGU a ampliar o trabalho para outras cidades baianas que não constavam inicialmente no mapa dos investigadores. Além de Campo Formoso, um dos principais focos da organização criminosa, Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas, Paratinga, Boquira e Ibipitanga, outros quatro municípios do estado entraram na alça de mira da Overclean: Vitória da Conquista, Senhor do Bonfim, Mata de São João e Itapetinga. 

Efeito dominó

Um dos integrantes da operação afirmou à coluna que cada passo dado pela PF abre frentes inéditas e descortina conexões que expõem a complexidade e a extensão da rede envolvida no saque de recursos que deveriam atender à população. "O avanço dos trabalho tem evidenciado total independência das equipes de investigação, sem nenhuma interferência política capaz de encobrir os fatos", emendou, ao sinalizar para a iminência de uma nova fase da Overclean em um futuro muito breve.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.