O governador Jerônimo Rodrigues (PT) encaminhou à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) um projeto de lei solicitando autorização para contratar um empréstimo de 122,5 bilhões de ienes, equivalente a cerca de R$ 4,5 bilhões, junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), com garantia da União. A proposta, enviada em regime de urgência, será votada em plenário e, segundo o chefe do Executivo estadual, tem como objetivo melhorar o perfil de endividamento da Bahia, substituindo parte da dívida atual por financiamento com menor custo e prazo mais estendido.
O governo argumenta que o estado mantém um dos menores níveis de endividamento do país. Desde o início da atual gestão, em 2023, esta é a 19ª solicitação de crédito encaminhada por Jerônimo à ALBA, somando mais de R$ 23 bilhões em pedidos aprovados ou em tramitação.
Paralelamente à solicitação do novo empréstimo, o líder do governo na Assembleia, deputado Rosemberg Pinto (PT), informou que, na próxima semana, deverão ser apreciados e votados quatro projetos de lei que promovem mudanças estruturais na Segurança Pública. As propostas foram enviadas pelo governador nesta semana e tratam de alterações na organização interna das Polícias Militar e Civil, na estrutura de cargos em comissão da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e na criação de novos postos nas corporações.
As medidas também incluem a modificação do prazo para convocação de militares da reserva da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros para o exercício de atividades, possibilitando reforço operacional em diferentes áreas. Segundo o líder governista, as proposições foram discutidas previamente com associações representativas das categorias policiais e fazem parte de um esforço para modernizar as instituições, ampliar a infraestrutura e garantir melhores condições de trabalho.
O deputado afirmou que vai buscar entendimento com a liderança da minoria para agilizar a análise das matérias, destacando que parte das mudanças terá impacto remuneratório. Ele reforçou que a prioridade do governo é fortalecer a estrutura de segurança para oferecer mais proteção à população baiana, com investimentos em pessoal, equipamentos e reorganização administrativa.
“Espero que possamos apreciar e votar na próxima semana, vou conversar com o líder da Minoria [Tiago Correia], para que possamos agilizar, uma vez que isso tem também reflexos remunerativos. Espero que a gente consiga, o governador está cuidando da Segurança Pública e demonstrando seu compromisso em ter uma estrutura policial capaz de dar segurança à população baiana”, afirmou o parlamentar petista.
Tradição Caruru de Cosme e Damião mantém viva tradição cultural e religiosa na Bahia
Cachoeira Campanha Setembro Amarelo encerra 9ª edição com ampla mobilização no Recôncavo da Bahia
Caso Master Delação rejeitada de Vorcaro cita pagamentos a grupo de Wagner
Segurança Pública Bahia terá 34 mil profissionais de segurança mobilizados nas eleições, diz SSP
Chuvas na Bahia Mais de 30 cidades da Bahia entram em alerta para tempestades nesta quinta-feira
Recôncavo Baiano Incra corrige edital e amplia área de quilombo no Recôncavo 
Mín. 19° Máx. 33°
Mín. 19° Máx. 34°
Parcialmente nubladoMín. 18° Máx. 32°
Tempo nublado


