Sexta, 08 de Agosto de 2025 19:21
75 9 9702 9169
Bahia Honraria

Alexandre de Moraes receberá Comenda 2 de Julho na Bahia

A entrega será realizada após contato com a presidência da Alba e com o STF.

08/08/2025 08h12
Por: Karoliny Dias Fonte: Tribuna da Bahia
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) concederá ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, a Comenda 2 de Julho, maior honraria do Legislativo baiano. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), líder do Governo Jerônimo Rodrigues na Casa. A entrega será realizada após contato com a presidência da Alba e com o STF.

“Não é nenhuma provocação, apenas para fortalecê-lo diante dessa tentativa de desgaste por parte da família do ex-presidente Jair Bolsonaro”, justificou Rosemberg. Segundo ele, o Projeto de Resolução foi aprovado em 2022, por unanimidade, inclusive com votos da oposição. “Naquele momento de instabilização do Supremo Tribunal Federal, o ministro assumiu uma postura que acabou fortalecendo as instituições”, disse, em entrevista à Itapoan FM.

Diante da escalada de ataques ao Judiciário por setores da extrema-direita, o petista defendeu o fortalecimento institucional. “O ministro Alexandre de Moraes está apanhando bastante, inclusive com medidas esdrúxulas, como as do presidente dos Estados Unidos, e é nessa hora que precisamos fortalecê-lo”, afirmou.

Em sintonia com essa posição, o deputado Robinson Almeida (PT) apresentou moção na Alba classificando o ex-presidente americano Donald Trump como “persona non grata” na Bahia. Ele criticou a suposta interferência política dos EUA nos processos judiciais envolvendo Bolsonaro e os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

“Trump não é o imperador do mundo. O Brasil é um país soberano. Nosso país não é, nem será, colônia dos EUA”, disse Robinson, citando o Hino ao 2 de Julho. O parlamentar também alertou para os impactos econômicos das recentes tarifas impostas pelos EUA sobre produtos brasileiros, destacando que a Bahia exportou mais de R$ 302 milhões em produtos agropecuários ao país apenas em junho.

Para ele, a atuação da família Bolsonaro no exterior prejudica diretamente o Brasil. “Se Trump sonha em ser imperador global, a família Bolsonaro, sem dúvidas, entrou para a história como traidora da pátria ao jogar, explicitamente, contra o Brasil e o povo brasileiro”, afirmou.

Dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE) apresentados por Robinson indicam que, em 2024, os EUA foram o segundo maior destino das exportações baianas, com aproximadamente US$ 1,7 bilhão em negócios, principalmente nos setores de papel e celulose, petroquímicos e frutas.

 
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.