O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin (PSB), lidera uma reunião com a equipe econômica e comercial do governo nesta segunda-feira (4). O encontro visa finalizar o plano de contingência para proteger a indústria nacional, o setor agropecuário e os empregos, diante das tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos, que começam a vigorar esta semana.
A reunião tem como objetivo estruturar uma resposta coordenada ao aumento das tarifas, que afeta setores estratégicos da economia brasileira. O encontro ocorre no (MDIC) a partir das 14h, com a participação de diversos representantes, incluindo o secretário executivo do MDIC, Márcio Elias Rosa, e a secretária de Comércio Exterior, Tatiana Prazeres.
Embora a nova alíquota de 50% entre em vigor, cerca de 700 produtos brasileiros continuam com tarifa de 10%, poupando 44,6% das exportações para os EUA, conforme levantamento do MDIC. O pacote de medidas de proteção será publicado nos próximos dias, com ajustes finais sendo feitos conforme a declaração da Casa Branca na última quarta-feira (30).
Além das ações internas, o governo investe na diplomacia. O ministro Fernando Haddad deve se reunir virtualmente com o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, para manter o diálogo e preparar uma possível conversa entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump.
Aeroportos Aeroportos regionais terão R$ 1,8 bilhão em investimentos federais até 2027
Mega-Sena Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 58 milhões
Calor intenso Calor intenso eleva risco de complicações em idosos e pacientes frágeis no fim do ano
morte de Benício Polícia pede prisão de médica e técnica de enfermagem investigadas pela morte de Benício
gordura no fígado Anvisa aprova Wegovy para tratamento de gordura no fígado com inflamação
Natalidade Brasil registra queda na natalidade pelo sexto ano consecutivo, aponta IBGE 
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 18° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 33°
Parcialmente nublado


