O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se pronunciou nesta quarta-feira (30) em defesa da soberania brasileira e repudiou a interferência do governo dos Estados Unidos na Justiça do país.
Em comunicado oficial publicado em suas redes sociais, Lula classificou como “inaceitável” a decisão do ex-presidente americano Donald Trump de aplicar sanções contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, além de impor uma sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros exportados, com exceção de cerca de 600 itens.
Ao prestar solidariedade a Moraes, o presidente destacou que a medida norte-americana foi motivada por “ações de políticos brasileiros que traem a pátria e o povo em defesa dos próprios interesses”. O ministro do STF foi incluído em sanções unilaterais com base na Lei Magnitsky, legislação dos EUA que permite punir autoridades de outros países sob alegações de violação de direitos humanos.
“Um dos fundamentos da democracia e do respeito aos direitos humanos no Brasil é a independência do Poder Judiciário e qualquer tentativa de enfraquecê-lo constitui ameaça ao próprio regime democrático. Justiça não se negocia”, afirmou Lula.
No comunicado, o presidente também ressaltou que a lei brasileira vale para todos, inclusive empresas e plataformas digitais, e que qualquer atividade que impacte a vida da população e a democracia está sujeita às normas nacionais. A fala vem em um momento de forte tensão diplomática e comercial entre os dois países.
O Planalto ainda reforçou que o Brasil manterá a defesa de sua Constituição, de seus princípios democráticos e da atuação independente das instituições nacionais diante de pressões externas.
Aeroportos Aeroportos regionais terão R$ 1,8 bilhão em investimentos federais até 2027
Mega-Sena Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 58 milhões
Calor intenso Calor intenso eleva risco de complicações em idosos e pacientes frágeis no fim do ano
morte de Benício Polícia pede prisão de médica e técnica de enfermagem investigadas pela morte de Benício
gordura no fígado Anvisa aprova Wegovy para tratamento de gordura no fígado com inflamação
Natalidade Brasil registra queda na natalidade pelo sexto ano consecutivo, aponta IBGE 
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 18° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 33°
Parcialmente nublado


