Terça, 29 de Julho de 2025 21:38
75 9 9702 9169
Brasil Tarifaço

Lula se dispõe a ligar para Trump, desde que seja atendido, dizem interlocutores

Governo tem dificuldade em estabelecer uma ponte direta com o núcleo político do governo Trump.

29/07/2025 08h27
Por: Karoliny Dias Fonte: Metro1
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está disposto a conversar diretamente com o presidente Donald Trump sobre as tarifas anunciadas contra produtos brasileiros. Segundo interlocutores do Palácio do Planalto, Lula não se opõe ao diálogo, mas a conversa só deve acontecer se o presidente norte-americano atender pessoalmente a ligação.

A disposição de Lula ocorre após uma proposta feita por senadores brasileiros para que os dois líderes conversem. No entanto, o clima no Planalto é de pessimismo. Fontes do governo relatam dificuldades para estabelecer uma ponte direta com o núcleo político do governo Trump. 

Segundo informações do portal g1, a avaliação é de que a Casa Branca deve abrir para negociações após a entrada em vigor das tarifas, marcada para 1º de agosto, como forma de aumentar seu poder de barganha. Apesar das tentativas, um interlocutor ligado diretamente ao presidente Lula frisou que há limites: "A soberania não é negociável", disse. O governo brasileiro rejeita qualquer interferência externa no Supremo Tribunal Federal ou sistemas como o Pix.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.