O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deve analisar nesta quarta-feira, 23, as explicações apresentadas pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre o descumprimento das medidas restritivas.
A avaliação acontece após o magistrado dar prazo de 24 horas para que os advogados se manifestassem sobre o uso das redes sociais de forma indireta na última segunda, 21, quando ele apareceu exibindo a tornozeleira eletrônica. No mesmo momento, o ex-presidente deu declarações para jornalistas.
Em resposta, a defesa do ex-presidente diz que a replicação de entrevistas por terceiros nas redes é um “desdobramento incontrolável das dinâmicas contemporâneas de comunicação digital” e, portanto, não poderia ser atribuída à vontade de Bolsonaro.
Ainda segundo a defesa, o ex-presidente “não pode ser punido por atos de terceiros” e que uma interpretação mais rígida da restrição representaria um “risco real de cerceamento indevido de liberdade, em razão de ações alheias à sua vontade”.
Próximos passos
Após a apresentação da defesa, o magistrado, que é relator do inquérito da suposta trama golpista, poderá seguir os seguintes direcionamentos:
Encaminhar o caso à PGR: a Procuradoria-Geral da República pode emitir um parecer indicando se houve ou não descumprimento. Nesse cenário, Moraes se manifestaria após ouvir a opinião da PGR, com a qual ele não é obrigado a concordar.
Decidir diretamente: o próprio ministro pode analisar as justificativas e decidir se mantém as medidas ou aplica novas sanções.
Decretar prisão preventiva: se considerar que houve violação das medidas, Moraes pode determinar a prisão preventiva do ex-presidente.
Confira todas as medidas restritivas aplicadas a Bolsonaro
- Uso de tornozeleira eletrônica;
-Proibição de acessar redes sociais;
-Recolhimento domiciliar de 19 horas às 7 horas todos os dias, incluindo os fins de semana;
-Proibição de se comunicar com embaixadores e diplomatas estrangeiros;
-Proibição de se comunicar com todos os investigados no processo da acusação de golpe de Estado.
Aeroportos Aeroportos regionais terão R$ 1,8 bilhão em investimentos federais até 2027
Mega-Sena Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 58 milhões
Calor intenso Calor intenso eleva risco de complicações em idosos e pacientes frágeis no fim do ano
morte de Benício Polícia pede prisão de médica e técnica de enfermagem investigadas pela morte de Benício
gordura no fígado Anvisa aprova Wegovy para tratamento de gordura no fígado com inflamação
Natalidade Brasil registra queda na natalidade pelo sexto ano consecutivo, aponta IBGE 
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 18° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 33°
Parcialmente nublado


