A cidade de Anguera registrou um Índice de Alfabetização igual a 55,95% entre as crianças concluintes do Ciclo da Alfabetização, no Ano Letivo de 2024. Isso significa que mais da metade das crianças com idade entre 7 e 8 anos, consolidaram a alfabetização ao concluir o 2º Ano do Ensino Fundamental em dezembro de 2024.
O resultado foi apresentado na última quarta-feira, 16/07, no Seminário de Divulgação dos Resultados do Sistema Baiano de Avaliação (SABE), promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Os dados foram apurados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão vinculado ao Ministério da Educação, a partir das provas aplicadas pelos Estados junto aos municípios, dentro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), programa instituído em conformidade com as diretrizes do regime de colaboração entre a União, os Estados e os Municípios.
Com essa porcentagem, a cidade fica em primeiro no que diz respeito a alfabetização entre os 18 municípios que integram o Território Portal do Sertão. Se for comparar com os 417 municípios da Bahia, Anguera ocupa a 19ª posição. A média de porcentagem da Bahia fica em torno de 35,96% das crianças alfabetizadas na idade certa. A média nacional foi 59,20%. Anguera superou a média da Bahia em 19,99% e se aproximou da média nacional.
Esse é o resultado de uma Política Municipal de Alfabetização. No início deste mês foi criado um grupo de trabalho que está se dedicando à elaboração do diagnóstico inicial e ao levantamento de informações junto às escolas. Algumas ações mais imediatas também já estão sendo desenvolvidas na Rede Municipal de Ensino objetivando a melhoria dos índices de alfabetização neste Ano Letivo de 2025, como o Projeto Alfabetiza, uma ação incrementada em todas as escolas visando intensificar as estratégias pedagógicas para avanço do aluno na leitura, na escrita e no letramento.
Outra importante ação é a recomposição da aprendizagem, prevista no calendário escolar de forma paralela dentro das etapas letivas. Tem ainda o Sistema Integrado de Gestão da Aprendizagem, conhecido como avaliação do SIGA, que tem como objetivo diagnosticar o nível de aprendizagem de cada aluno em relação às habilidades de Língua Portuguesa e Matemática. Neste ano de 2025 já houve a aplicação de uma 1ª edição para as turmas de 2º Ano. Está prevista a 2ª aplicação para os dias 28 e 29 deste mês de julho. Os resultados são utilizados para nortear o planejamento de aula dos professores, contemplando as habilidades que necessitam ser mais exploradas junto às turmas e a cada aluno, individualmente.
Com informações do site Municípios News
Educação Estudantes do Colégio Estadual do Campo de Antônio Cardoso vivem dia de vibração na Arena Fonte Nova
Paralisação Assembleia da Rede Municipal de Feira de Santana define paralisação e reforça mobilização da categoria
Educação Governador abre ano letivo de 2026 da rede estadual durante inauguração de colégio requalificado em Salvador
Educação Acesso à internet avança e alcança 70% das escolas públicas
Educação Jornada Pedagógica 2026 é aberta em Santo Amaro com foco na alfabetização e inclusão
Educação Número de estudantes baianos aprovados no Prouni cresce 28% 
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 23° Máx. 32°
Chuvas esparsas



