A cidade de Anguera registrou um Índice de Alfabetização igual a 55,95% entre as crianças concluintes do Ciclo da Alfabetização, no Ano Letivo de 2024. Isso significa que mais da metade das crianças com idade entre 7 e 8 anos, consolidaram a alfabetização ao concluir o 2º Ano do Ensino Fundamental em dezembro de 2024.
O resultado foi apresentado na última quarta-feira, 16/07, no Seminário de Divulgação dos Resultados do Sistema Baiano de Avaliação (SABE), promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Os dados foram apurados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão vinculado ao Ministério da Educação, a partir das provas aplicadas pelos Estados junto aos municípios, dentro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), programa instituído em conformidade com as diretrizes do regime de colaboração entre a União, os Estados e os Municípios.
Com essa porcentagem, a cidade fica em primeiro no que diz respeito a alfabetização entre os 18 municípios que integram o Território Portal do Sertão. Se for comparar com os 417 municípios da Bahia, Anguera ocupa a 19ª posição. A média de porcentagem da Bahia fica em torno de 35,96% das crianças alfabetizadas na idade certa. A média nacional foi 59,20%. Anguera superou a média da Bahia em 19,99% e se aproximou da média nacional.
Esse é o resultado de uma Política Municipal de Alfabetização. No início deste mês foi criado um grupo de trabalho que está se dedicando à elaboração do diagnóstico inicial e ao levantamento de informações junto às escolas. Algumas ações mais imediatas também já estão sendo desenvolvidas na Rede Municipal de Ensino objetivando a melhoria dos índices de alfabetização neste Ano Letivo de 2025, como o Projeto Alfabetiza, uma ação incrementada em todas as escolas visando intensificar as estratégias pedagógicas para avanço do aluno na leitura, na escrita e no letramento.
Outra importante ação é a recomposição da aprendizagem, prevista no calendário escolar de forma paralela dentro das etapas letivas. Tem ainda o Sistema Integrado de Gestão da Aprendizagem, conhecido como avaliação do SIGA, que tem como objetivo diagnosticar o nível de aprendizagem de cada aluno em relação às habilidades de Língua Portuguesa e Matemática. Neste ano de 2025 já houve a aplicação de uma 1ª edição para as turmas de 2º Ano. Está prevista a 2ª aplicação para os dias 28 e 29 deste mês de julho. Os resultados são utilizados para nortear o planejamento de aula dos professores, contemplando as habilidades que necessitam ser mais exploradas junto às turmas e a cada aluno, individualmente.
Com informações do site Municípios News
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