Uma pesquisa divulgada pela Genial/Quaest aponta que 62% dos entrevistados acreditam que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deveria abrir mão de uma candidatura à Presidência da República em 2026. O levantamento foi divulgado nesta quinta-feira (17).
A porcentagem encontrada na nova sondagem apresenta uma leve oscilação à edição feita em maio. Na época, a pesquisa registrou que 65% dos entrevistados defendiam que o ex-presidente deixasse de ser candidato.
O percentual relacionado a manutenção da candidatura de Jair Bolsonaro mesmo inelegível aumentou de 26% para 28%. A parcela que não soube ou não quiseram responder passou de 9% para 10%.
Para a pesquisa foram ouvidas 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais entre os dias 10 e 14 de julho por meio de entrevistas presenciais em todas as regiões do país. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. O nível de confiança é de 95%.
Inelegibilidade
O ex-presidente Jair Bolsonaro está inelegível até 2030. A decisão foi proferida pelo em 2023 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O órgão reconheceu a prática de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante reunião realizada no Palácio da Alvorada com embaixadores estrangeiros no dia 18 de julho do ano de 2022.
Até o momento, não há confirmações sobre quem será o “herdeiro” de Bolsonaro nas eleições de 2026. A expectativa é que o ex-mandatário escolha o filho Eduardo Bolsonaro (PL) ou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para representar a direita no ano que vem.
Aeroportos Aeroportos regionais terão R$ 1,8 bilhão em investimentos federais até 2027
Mega-Sena Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 58 milhões
Calor intenso Calor intenso eleva risco de complicações em idosos e pacientes frágeis no fim do ano
morte de Benício Polícia pede prisão de médica e técnica de enfermagem investigadas pela morte de Benício
gordura no fígado Anvisa aprova Wegovy para tratamento de gordura no fígado com inflamação
Natalidade Brasil registra queda na natalidade pelo sexto ano consecutivo, aponta IBGE 
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 18° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 33°
Parcialmente nublado


