O processo de ressarcimento aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que sofreram descontos indevidos em seus benefícios deve ser concluído até dezembro deste ano.
A previsão inicial é iniciar em 24 de julho o primeiro ressarcimento e encerrar os pagamentos até 14 de novembro, mas o prazo pode ser prorrogado para garantir que todos os valores sejam devolvidos.
De acordo com o presidente do INSS, Gilberto Waller, mais de 1,8 milhão de pessoas já podem usar a funcionalidade no aplicativo do INSS para solicitar o reembolso.
“Queremos virar essa página até o fim do ano. Se for necessário, vamos estender o prazo até 31 de dezembro para que ninguém fique sem receber”, disse Waller, no último final de semana.
Saiba como aderir ao programa:
1) Acesse o aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS) com CPF e senha;
2) Vá em “Consultar Pedidos” e clique em “Cumprir exigência” em cada pedido, caso haja mais de um;
3) Role a tela até o último comentário. Leia com atenção e, no campo “Aceito receber”, marque “Sim”;
4) Clique em enviar e aguarde o pagamento.
Aposentados e pensionistas também podem aderir ao programa de forma presencial. A solicitação pode ser feita em uma unidade dos Correios. No entanto, nem todas as agências estão fazendo este tipo de atendimento. Confira neste link quais oferecem o serviço.
A partir do dia 24 deste mês, os pagamentos começam em lotes diários de 100 mil pessoas, seguindo a ordem de quem autorizou o recebimento primeiro. “Essas pessoas não precisam apresentar documentos adicionais. Basta acessar o aplicativo Meu INSS ou ir até uma agência dos Correios e confirmar que aceitam o valor proposto”, explicou Waller. Ele ainda reforçou que o INSS não envia mensagens por SMS, WhatsApp ou e-mail, nem realiza ligações ou visitas domiciliares.
O INSS estima que mais de 3,8 milhões de beneficiários contestaram descontos indevidos. A Justiça autorizou o bloqueio de R$ 2,8 bilhões em bens de instituições envolvidas nas fraudes. Com isso, os valores serão usados para cobrir o crédito obtido pelo INSS para conseguir fazer os pagamentos.
documentos perdidops Documentos bancários de clientes do Banco do Brasil são encontrados expostos em Madre de Deus
Irritação Governo vai atuar para impedir lançamento de “Bet da Caixa”
Intoxicação Brasil registra dez mortes por intoxicação com metanol; total de casos chega a 53
Uso de internet Uso de internet por adolescentes nas escolas cai de 51% para 37%
Alerta Idosos são alvos preferidos para golpes pela internet
Reforma de casa Veja o que é preciso para entrar no programa do governo de crédito para reforma da casa 
Mín. 19° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 32°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 33°
Tempo limpo



