O vice-presidente Geraldo Alckmin informou neste domingo (13) que o governo deve publicar até terça-feira (15) o decreto que regulamenta a retaliação às tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. A medida segue a Lei da Reciprocidade aprovada pelo Congresso Nacional. Segundo Alckmin, a ação americana é injustificada e será contestada na Organização Mundial do Comércio (OMC).
O governo brasileiro argumenta que os EUA mantêm superávit na balança comercial com o Brasil, tanto em bens quanto em serviços, e que a nova tarifa prejudica inclusive o consumidor norte-americano. Alckmin criticou a decisão como unilateral e afirmou que grande parte das exportações dos EUA ao Brasil já é isenta de imposto.
O aumento tarifário foi anunciado por Donald Trump, ex-presidente dos EUA e aliado de Jair Bolsonaro. A medida tem sido vista pelo governo brasileiro como politicamente motivada. Alckmin afirmou que ainda neste domingo se reunirá com o presidente Lula para definir os próximos passos da resposta oficial.
documentos perdidops Documentos bancários de clientes do Banco do Brasil são encontrados expostos em Madre de Deus
Irritação Governo vai atuar para impedir lançamento de “Bet da Caixa”
Intoxicação Brasil registra dez mortes por intoxicação com metanol; total de casos chega a 53
Uso de internet Uso de internet por adolescentes nas escolas cai de 51% para 37%
Alerta Idosos são alvos preferidos para golpes pela internet
Reforma de casa Veja o que é preciso para entrar no programa do governo de crédito para reforma da casa 
Mín. 19° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 32°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 33°
Tempo limpo



