O vice-presidente Geraldo Alckmin informou neste domingo (13) que o governo deve publicar até terça-feira (15) o decreto que regulamenta a retaliação às tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. A medida segue a Lei da Reciprocidade aprovada pelo Congresso Nacional. Segundo Alckmin, a ação americana é injustificada e será contestada na Organização Mundial do Comércio (OMC).
O governo brasileiro argumenta que os EUA mantêm superávit na balança comercial com o Brasil, tanto em bens quanto em serviços, e que a nova tarifa prejudica inclusive o consumidor norte-americano. Alckmin criticou a decisão como unilateral e afirmou que grande parte das exportações dos EUA ao Brasil já é isenta de imposto.
O aumento tarifário foi anunciado por Donald Trump, ex-presidente dos EUA e aliado de Jair Bolsonaro. A medida tem sido vista pelo governo brasileiro como politicamente motivada. Alckmin afirmou que ainda neste domingo se reunirá com o presidente Lula para definir os próximos passos da resposta oficial.
Passagens Passagens internacionais para a Bahia crescem mais de 40% no Carnaval e superam média nacional
Redes sociais Redes sociais concentram 78% das fraudes digitais no Brasil em 2025, aponta Serasa
Relações de trabalho PGR defende legalidade da pejotização e competência da Justiça comum para analisar contratos
Entregas Lula e Jerônimo Rodrigues entregam investimentos na Bahia
Brasil Não há mais razão para manter escala 6x1 e jornada de 44h, diz senador
Tensão Código de Ética do STF gera tensão entre Fachin e Moraes 
Mín. 21° Máx. 35°
Mín. 21° Máx. 37°
ChuvaMín. 22° Máx. 36°
Chuva



