O vice-presidente Geraldo Alckmin informou neste domingo (13) que o governo deve publicar até terça-feira (15) o decreto que regulamenta a retaliação às tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. A medida segue a Lei da Reciprocidade aprovada pelo Congresso Nacional. Segundo Alckmin, a ação americana é injustificada e será contestada na Organização Mundial do Comércio (OMC).
O governo brasileiro argumenta que os EUA mantêm superávit na balança comercial com o Brasil, tanto em bens quanto em serviços, e que a nova tarifa prejudica inclusive o consumidor norte-americano. Alckmin criticou a decisão como unilateral e afirmou que grande parte das exportações dos EUA ao Brasil já é isenta de imposto.
O aumento tarifário foi anunciado por Donald Trump, ex-presidente dos EUA e aliado de Jair Bolsonaro. A medida tem sido vista pelo governo brasileiro como politicamente motivada. Alckmin afirmou que ainda neste domingo se reunirá com o presidente Lula para definir os próximos passos da resposta oficial.
Aeroportos Aeroportos regionais terão R$ 1,8 bilhão em investimentos federais até 2027
Mega-Sena Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 58 milhões
Calor intenso Calor intenso eleva risco de complicações em idosos e pacientes frágeis no fim do ano
morte de Benício Polícia pede prisão de médica e técnica de enfermagem investigadas pela morte de Benício
gordura no fígado Anvisa aprova Wegovy para tratamento de gordura no fígado com inflamação
Natalidade Brasil registra queda na natalidade pelo sexto ano consecutivo, aponta IBGE 
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 18° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 33°
Parcialmente nublado


