Quinta, 10 de Julho de 2025 18:09
75 9 9702 9169
Brasil Fraude

Operação Só Oficial: PF mira fraudes em falsos sites de inscrição do Enem 2024

Investigação revela que criminosos usavam páginas falsas para enganar candidatos e desviar até R$ 3 milhões.

10/07/2025 08h49 Atualizada há 9 horas
Por: Karoliny Dias Fonte: BNews
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (10), a 'Operação Só Oficial' para investigar a prática de fraudes na internet, publicidade enganosa em redes sociais e o uso indevido de sinais públicos do Ministério da Educação (MEC), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do Governo Federal, que induziam pessoas a efetuar pagamentos indevidos de taxas de inscrição para o Enem 2024.

Estão sendo cumpridos dois mandados de busca e apreensão na cidade de Praia Grande/SP. Além disso, foram implementadas medidas restritivas de bens para bloquear o montante obtido com a prática do crime investigado, que gira em torno dos R$ 3 milhões.

O esquema

Entre 27 de maio e 14 de junho de 2024, período de inscrições do Enem, por meio de páginas falsas na internet que simulavam o ambiente oficial do Inep, os investigados recebiam pagamentos via PIX de pessoas que achavam estar se inscrevendo no exame de forma oficial.

Os valores pagos eram direcionados para uma conta bancária vinculada uma fintech, empresa privada que não estava autorizada a receber os pagamentos e que tem diversas reclamações na internet por práticas semelhantes de cobrança indevida sem entrega de serviços ou produtos.

Um dos investigados possui pelo menos 15 anotações criminais em seu nome relacionadas ao crime de estelionato. Além do prejuízo financeiro, os candidatos enganados que não realizaram inscrição válida no sistema oficial foram eliminados do Enem 2024.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.